Ozempic pode ajudar a reduzir o consumo de álcool
Saiba mais sobre este avanço na pesquisa de tratamentos para vícios
Um estudo recentemente publicado na revista Scientific Reports revelou que o medicamento Ozempic, normalmente utilizado para controlar os níveis de açúcar no sangue e auxiliar na perda de peso, pode oferecer um benefício extra – a redução do consumo de álcool.
Ozempic pode ajudar a reduzir o consumo de álcool
Este inesperado benefício foi descoberto quando pesquisadores da Universidade de Virgínia nos Estados Unidos resolveram investigar relatos de pacientes que sentiram menor vontade de consumir álcool após o uso do medicamento.
“As pessoas relatavam beber menos, experimentavam menos efeitos quando o bebiam e diminuíam as chances de consumo excessivo”, afirmou a neurocientista Alexandra DiFeliceantonio, autora principal do estudo.
- Complicações do diabetes aumentam risco de transtornos mentais, conclui estudo
- Fezes alteradas: quando procurar ajuda médica imediata
- Idade em que você deve parar de beber álcool
- Anti-inflamatório pode causar complicações para pessoas com diabetes, revela estudo
Efeitos na vida real
Na primeira etapa do estudo, os pesquisadores analisaram cerca de 1,5 mil posts nas redes sociais sobre semaglutida e tizepartida – substâncias ativas de medicamentos similares ao Ozempic. Constataram que 71% desses depoimentos relatavam uma redução significativa no desejo de beber.
Após essa análise, foi conduzido um estudo em condições reais com 153 voluntários, no qual metade destes consumiu os medicamentos e outros constituíram o grupo controle.
Segundo os resultados obtidos, aqueles que normalmente bebiam álcool e iniciaram o uso dos medicamentos, passaram a ingerir menor quantidade – de uma média de quatro doses diárias para aproximadamente duas.
Novas evidências
Ainda que a redução do desejo de álcool seja um efeito significativo, os pesquisadores pontuam que é necessário entender mais sobre como estes medicamentos produzem este resultado.
A expectativa é que informações adicionais permitam o desenvolvimento de novas abordagens no tratamento de vícios, como o alcoolismo.
A pesquisadora DiFeliceantonio reforça que a equipe pretende aprofundar a análise, que pode contribuir significativamente neste campo de estudos.
Sobre o Ozempic
Composto pela semaglutida, o Ozempic é comumente indicado para o tratamento do diabetes, pois imita os hormônios que regulam a glicose no sangue.
Além disso, o medicamento contribui para a diminuição do apetite, favorecendo, dessa forma, a perda de peso.