Pai da atriz Isis Valverde morre após sofrer infarto durante trilha
Rubens Valverde, 65 anos, sofreu infarto enquanto fazia trilha de moto no interior de Minas Gerais
Rubens Valverde, pai da atriz Isis Valverde, morreu neste domingo, 12, após sofrer infarto enquanto fazia trilha de moto no interior de Minas Gerais.
Rubens, de 65 anos, estava com amigos quando sofreu o mal súbito. Ele foi socorrido ao hospital de Baependi, mas já chegou sem vida.
Rubens era casado com a bióloga Rosalba Nable. O casal teve somente uma filha, Isis. Além da atriz, ele deixa o neto Rael, filho de Isis com André Resende.
- 5 sinais de infarto que vão além da dor no peito
- Isis Valverde faz alerta sobre doença que descobriu aos 19 anos
- Após infarto, jornalista José Roberto Burnier revela o que salvou sua vida
- Segundo estudo, consumo moderado de álcool reduz risco de infarto e AVC
Infarto pode ocorrer em qualquer idade; entenda os motivos
O infarto é causado pela obstrução de alguma artéria do coração. Em ambas as doenças, coágulos podem contribuir para a interrupção do fluxo sanguíneo e funcionamento normal dos órgãos mas, no infarto, o maior causador das obstruções é o acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias.
É muito importante estar alerta para a incidência das principais doenças que causam morte no Brasil e no mundo. Dentre elas, destacam-se o infarto do miocárdio (IAM) e o acidente vascular cerebral (AVC), que juntas, matam cerca de 110 mil pessoas por ano no País. Apesar de serem mais frequentes com o avançar da idade, podem afetar qualquer pessoa e em qualquer lugar.
De acordo com a Dra. Sheila Martins, Presidente da Rede Brasil AVC, o Infarto e o AVC acontecem em jovens por um conjunto de fatores, como hábitos de vida nocivos, histórico familiar e doenças crônicas. “O tabagismo, sedentarismo, má alimentação, ansiedade e estresse são alguns dos elementos que aumentam a suscetibilidade. A hipercolesterolemia – colesterol ruim elevado – e doenças crônicas, como o diabetes tipo 2 e hipertensão arterial, tornam o risco ainda maior”. Saiba mais.