Palestras gratuitas debatem prevenção ao suicídio e doenças mentais
Mais de 250 psicólogos e psiquiatras vão conversar com a população sobre os diferentes transtornos psiquiátricos, assistência e apoio emocional ao paciente
No dia 06 de setembro, das 8h às 17h, o Instituto de Psiquiatria (IPq), do Hospital das Clínicas da USP, de São Paulo, realiza uma série de palestras gratuitas sobre saúde mental. O evento chamado IPq Portas Abertas 2019 coloca seus especialistas em contato direto com a população para conversar, esclarecer dúvidas e prestar informação correta sobre os transtornos psiquiátricos e formas de prevenção ao suicídio.
Durante todo o dia, 250 psiquiatras, psicólogos e outros profissionais de saúde mental receberão o público em rodas de conversa para bate-papos com linguagem simples e com base científica. Serão mais de 200 assuntos abordados, como depressão, transtorno bipolar, dependência química, suicídio, psicose, ansiedade, síndrome do pânico, fobias, esquizofrenia, Alzheimer, TOC, transtorno de personalidade, anorexia, entre outros.
O objetivo principal da ação é combater o estigma e o preconceito associados às doenças mentais, estimulando a população a procurar ajuda e tratamento.
- Sabia que existem tipos diferentes de depressão? Conheça os sintomas e tratamentos mais comuns
- Como os jogos de azar podem aumentar os casos de transtorno mental
- Dopamina e serotonina: os arquitetos do bem-estar e da motivação
- 6 tipos de depressão, seus sintomas e como identificar
Qualquer pessoa interessada pode assistir às palestras e participar das atividades, sendo necessário apenas realizar a inscrição pelo site ou por telefone, nos números (11) 2661-7288 e (11) 2661-6267.
Vale dizer que os profissionais não farão atendimento no local, apenas conduzirão as palestras informativas.
RISCO DE SUICÍDIO: PREVENÇÃO, COMO IDENTIFICAR E ONDE BUSCAR AJUDA
Doenças mentais e suicídio
Os transtornos mentais representam 96,8% dos casos de morte por suicídio, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). E os números são alarmantes: anualmente cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida no Brasil e um milhão, em todo o mundo.
Quase 100% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, em sua maioria não diagnosticados, tratados de forma inadequada ou não tratados de maneira alguma. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas
Endereço: Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 – Cerqueira César
Telefones: (11) 2661-7288 e (11) 2661-6267