CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Pesquisa em site aponta os principais transtornos mentais dos usuários

Ansiedade extremamente severa é um dos transtornos mais presentes

Por: Redação

A depressão é considerada a doença do século, atingindo aproximadamente 350 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mas ela não é a única que ameça a saúde mental. Ansiedade, síndrome do pânico, demência, psicose e muitas outras também entram na lista. E de acordo com uma pesquisa recente realizada pela Vittude, plataforma online voltada para a saúde mental, 86% dos usuários que responderam a um teste no site sofrem com algum tipo de transtorno. (Faça o teste aqui)

As respostas coletadas consideraram sensações e sentimentos vividos pelos respondentes nos setes dias que antecederam a pesquisa. O levantamento considerou a resposta de 492.790 pessoas, entre 4 de outubro de 2016 e 23 de abril de 2019.

De acordo com a plataforma, os dados apontam que 37% das pessoas vivem com estresse extremamente severo, enquanto 59% se encontram em estado extremamente severo de depressão. O transtorno campeão, no entanto, é a ansiedade extremamente severa, que atinge níveis de 63%.

mulher com as mãos na testa e cabeça baixa
Crédito: Fizkes/istock86% dos participantes de pesquisa sofrem com algum transtorno mental

Esse dado vai de acordo com o afirmação da OMS, que classificou o país como o mais ansioso do mundo. Segundo a entidade, são 18,6 milhões de brasileiros, ou 9,3% da população, convivendo com o transtorno. Mesmo com o índice preocupante, pouco se fala sobre o assunto e as formas de tratamento.

O transtorno de ansiedade tem sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Ele faz com que as pessoas se sintam ansiosas a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparecente e pode comprometer sua capacidade de evoluir no trabalho, na escola e em situações sociais. Felizmente, porém, existem tratamentos eficazes para a ansiedade. Medicamentos e terapia podem ter papel fundamental contra o problema,

Ainda dentro da lista de transtornos mentais comuns, está o estresse que pode desencadear algo ainda mais grave: a síndrome de burnout ou esgotamento profissional. Essa síndrome caracterizada pelo estado de tensão emocional provocada por condições de trabalho desgastantes atinge, principalmente, professores, policiais e jornalistas. atingidas.

O INSS afirma que, em 2016, quase 38% de todos os afastamentos do mercado de trabalho foram motivados por algum tipo de transtorno mental ou comportamental.

Psicoterapia e remédios são a chave do tratamento

A maioria dos métodos para tratar os transtornos de saúde mental pode ser classificada como somáticos e psicoterapêuticos.

Os tratamentos somáticos incluem medicamentos (por exemplo: antidepressivos, antipsicóticos, estabilizantes de humor, ansiolíticos); terapia eletroconvulsivante e outras terapias que estimulam o cérebro (por exemplo, estimulação magnética transcraniana).

Já os tratamentos psicoterapêuticos incluem psicoterapia (individual, de grupo ou familiar e conjugal), técnicas de terapia comportamental (por exemplo, métodos de relaxamento ou terapia de exposição), hipnose e hipnoterapia.

pessoas sentadas em roda fazendo terapia em grupo
Crédito: KatarzynaBialasiewicz/istockTerapias podem ser individualizadas ou em grupo

Estudos sugerem que, para transtornos de saúde mental, uma abordagem terapêutica que contemple medicamentos e psicoterapia é mais eficaz do que qualquer um dos métodos de tratamento utilizados isoladamente.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.