Sinais da paralisia de Bell que afeta influencer Gustavo Tubarão
Muitas vezes, a condição está relacionada a uma infecção viral, como herpes labial ou herpes genital, mas pode ter ainda outras causas
Em um vídeo no Instagram, o influenciador mineiro Gustavo Tubarão contou ter sido diagnosticado com paralisia de Bell, uma doença que causa a paralisia facial.
“Eu fui almoçar ontem e, na hora do almoço, eu senti minha boca esquisita e olhei no espelho, minha cara estava torta, como vocês podem perceber, esse meu lado direito está paralisado”, contou.
Gustavo lembra que teve uma crise de ansiedade fortíssima ao perceber os sintomas. “Me deu um ataque de pânico porque eu pensei que estava sofrendo um AVC ou um derrame, chamei meu pai, fiquei desesperado.”
- 3 sinais que podem indicar risco de infarto uma semana antes
- Principais sinais de alerta de AVC e como reconhecer rapidamente
- Estes são os motivos que aumentam a chance de AVC antes dos 45
- 8 doenças vasculares comuns: conheça os sintomas de cada uma
Gustavo diz que está sentindo uma única dor na parte de trás da orelha, do lado afetado, mas está bem.
Ainda segundo ele, o problema pode ter diferentes causas, incluindo herpes e estresse. “E a mãe da gente vive falando: ‘quando tomar banho quente, não sai no frio, senão você vira a cara’. Pois é. Vira mesmo, gente”, brincou.
O que é paralisia de Bell?
A paralisia de Bell, também é conhecida como paralisia facial periférica aguda, é uma condição que causa fraqueza súbita nos músculos de um lado do rosto.
A fraqueza faz com que metade do face pareça cair. Com isso, a pessoa não consegue sorrir direito e o olho do lado afetado resiste ao fechamento.
De acordo com a Mayo Clinic, na maioria dos casos, a fraqueza é temporária e melhora significativamente ao longo de semanas.
Um pequeno número de pessoas continua a ter alguns sintomas por toda a vida. Raramente, a paralisia de Bell ocorre mais de uma vez.
Sinais
Os sinais e sintomas da paralisia de Bell surgem repentinamente e podem incluir:
- Início rápido de fraqueza leve a paralisia total em um lado do rosto
- Queda facial e dificuldade em fazer expressões faciais, como fechar os olhos ou sorrir
- Dor ao redor da mandíbula ou dentro ou atrás da orelha no lado afetado
- Maior sensibilidade ao som no lado afetado
- Dor de cabeça
- Alterações na quantidade de lágrimas e saliva produzidas
Causas
Muitas vezes, a paralisia de Bell está relacionada a uma infecção viral, como herpes labial ou herpes genital, varicela e herpes zoster (herpes zoster), sarampo, caxumba, entre outras.