CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Pare de lavar a xícara de café para não sujá-la ainda mais

Uma caneca usada sempre pela mesma pessoa poderá ficar mais contaminada se for esfregada com uma esponja que é compartilhada por muita gente

Por: Redação

Pare de lavar a xícara. Ou melhor, não se preocupe em fazer isso com tanta frequência. Sabe aquele seu colega de trabalho que está com o recipiente sempre encardido? Bem, parece que ele está certo. De acordo com especialistas em doenças infecciosas, é melhor deixar a xícara de café ou de chá “suja” por mais tempo do que lavá-la sempre com uma esponja de cozinha compartilhada por muita gente.

A xícara de café que só uma pessoa usa sem lavar pode ter menos germes que a lavada com uma esponja coletiva
Crédito: IStock/dblightA xícara de café que só uma pessoa usa sem lavar pode ter menos germes que a lavada com uma esponja coletiva

A explicação para isso está justamente na esponja. Em geral, ela é usada para lavar xícaras ou louças de vários indivíduos. Assim, acaba sendo infectada por uma gama de micróbios maior.

Já uma xícara de café ou de chá usada sempre pela mesma pessoa geralmente vai carregar apenas os germes dela, quando fica sem ser lavada.

Assim, essa caneca supostamente suja apresenta menor risco de contaminação para seu proprietário do que se fosse lavada frequentemente por uma esponja carregada dos micro-organismos “sortidos” de toda a galera.

Essa é a tese de especialistas como Jeffrey Stark, especialista em doenças infecciosas do Baylor College of Medicine, de Houston, Texas, EUA.

Ele a apresentou em uma entrevista concedida ao Wall Street Journal.

Mas não exagere na sujeira da xícara de café

Porém, não exagere. Se você costuma adoçar o cafezinho ou tomá-lo com creme, evite deixar a xícara por muito tempo sem lavar. Não saia para o feriado ou para o final de semana sem dar aquela higienizada básica no recipiente.

De qualquer forma, daqui para a frente, pense bem antes de criticar seu colega de trabalho por a xícara de café dele estar suja. Saiba que ela pode estar mais limpa que a sua.

Leia também: Infecções bucais não tratadas podem gerar problemas cardíacos

1
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
2
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
3
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
4
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
5
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
6
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
7
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
8
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …