Parece limpa, mas não está: saiba com que frequência lavar sua garrafa de água
As garrafas de água reutilizáveis, embora pareçam limpas, podem abrigar milhares de bactérias se não forem higienizadas corretamente.

Um estudo de 2022 realizado pelo Water Filter Guru revelou um dado alarmante: uma garrafa de água reutilizável pode ter até 40 mil vezes mais bactérias do que um assento de vaso sanitário. Isso acontece porque o interior da garrafa é um ambiente úmido, perfeito para a proliferação de germes, especialmente nas partes que entram em contato com a boca.
Com que frequência você deve lavar sua garrafa de água?
O ideal é higienizar sua garrafa de água todos os dias, especialmente se ela for utilizada em locais com alta exposição a germes, como academias, transporte público ou escritórios. Caso não seja possível lavar diariamente, recomenda-se no mínimo uma limpeza a cada dois ou três dias.
O material da garrafa também influencia. Garrafas de plástico são mais suscetíveis ao acúmulo de bactérias e mofo, pois arranham com facilidade, criando microfissuras que favorecem a proliferação de germes. Já modelos de aço inoxidável ou vidro são mais higiênicos e fáceis de limpar.
Passo a passo para limpar sua garrafa de água corretamente
- Desmonte a garrafa, removendo tampas, canudos e bicos.
- Encha a garrafa com água morna e detergente neutro.
- Deixe as peças menores de molho em uma tigela com água e sabão.
- Utilize uma escova própria para garrafas e outra para canudos, se houver, para esfregar bem todas as partes internas e externas.
- Enxágue abundantemente com água corrente para remover todos os resíduos de sabão.
- Deixe todas as partes secarem completamente antes de remontar, evitando o acúmulo de umidade que favorece fungos e mofo.

O que acontece se você não lavar sua garrafa de água?
O acúmulo de bactérias pode gerar a formação de biofilmes, aquele lodo escorregadio que se percebe nas paredes internas da garrafa. Esse ambiente favorece a proliferação de fungos, mofo e microrganismos que podem causar desconfortos gastrointestinais, alergias e até infecções.
Além disso, partes como canudos, bicos retráteis e tampas com mecanismos complexos são ainda mais propensas ao acúmulo de sujeira, aumentando os riscos para a saúde.