Perguntas dos homens nos consultórios sobre tamanho do pênis

Por: Redação
Médico esclarece dúvidas sobre tamanho do pênis

Texto do urologista Valter Javaroni pata o site “Minha Vida”, parceiro do Catraca Livre

“Ultimamente o tamanho do pênis tem sido motivo de grande interesse, com um crescente número de homens buscando ajuda profissional para tratar um “membro muito pequeno”. Do ponto de vista médico, a definição de “pênis pequeno” geralmente é considerada uma distorção da autoimagem masculina, denominada dismorfofobia. Ou seja, o homem tem o membro de tamanho normal, mas o considera pequeno.

Os parâmetros utilizados na medicina e que definem os limites de normalidade consideram “micropênis” como o membro flácido com comprimento inferior a 4 cm ou ereto com menos de 7 centímetros, o que é bastante raro no dia a dia.

Vale destacar que a satisfação sexual depende de muitos outros aspectos, não só a estética genital, como costuma ser muito mais valorizada pelos próprios homens do que para as mulheres. Para elas, a química na relação e o clima do casal costumam ser os pontos de destaque. Portanto, cuidado para não perder o foco.

É verdade que o uso de cueca apertada pode influenciar no tamanho do pênis?

Utilizar cuecas muito justas pode ser prejudicial ao funcionamento dos testículos que são responsáveis pela produção de 90% do hormônio masculino, a testosterona. Assim, não é bom arriscar. Deixe a bolsa escrotal com espaço suficiente para se afastar e se aproximar do corpo conforme a temperatura externa.

O tamanho e espessura do pênis são determinados apenas por uma questão genética?

O tamanho do pênis sofre influência genética como várias outras características físicas do homem, todavia existem outros fatores, além da herança genética, que determinam as características do pênis.

O tamanho do pênis só será influenciado durante a puberdade?

Pode haver interferência no tamanho do pênis por ações adotadas antes ou durante a puberdade. Após a conclusão da puberdade, o tamanho do pênis estaria estabelecido definitivamente.

Em outras palavras: quando existem problemas no desenvolvimento do órgão masculino, tratamentos com medicamentos devem ser utilizados antes da puberdade, pois ainda existe como estimular o crescimento. Depois, apenas procedimentos cirúrgicos podem ser empregados e mesmo assim com uma eficácia limitada.

A obesidade pode influenciar no tamanho do pênis?

O acúmulo de gordura pode interferir na efetividade da ação da testosterona e seus metabólitos. Na gordura visceral aquela que se acumula na barriga, ocorre à produção de uma enzima chamada aromatase que transforma a testosterona em estrogênio. Isso mesmo, em hormônio feminino. Quando a gordura não é excessiva, a maior parte da testosterona sofre ação de outra enzima e se transforma em um subproduto muito mais potente, a di-hidrotestosterona.””

Leia a matéria na íntegra aqui.