Pesquisa lista alimentos que ajudam a reduzir a pressão alta

Para evitar quadros de hipertensão, é recomendável adotar de um estilo de vida saudável

Encontrada em alimentos como leite, iogurte, queijo, ovos, carne magra, peito de frango, salmão e vegetais verdes como espinafre, vitamina B2 ajuda a reduzir a pressão alta – iStock/Getty Images
Créditos: iStock
Encontrada em alimentos como leite, iogurte, queijo, ovos, carne magra, peito de frango, salmão e vegetais verdes como espinafre, vitamina B2 ajuda a reduzir a pressão alta – iStock/Getty Images

Alimentos ricos em riboflavina, também conhecida como vitamina B2, prometem uma perspectiva otimista para quem sofre com a pressão arterial elevada, segundo pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition. Considerada um dos males dos dias atuais, a hipertensão é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, com 32% da população adulta brasileira, aproximadamente 36 milhões de indivíduos. 

Encontrada em alimentos como leite, iogurte, queijo, ovos, carne magra, peito de frango, salmão e vegetais verdes, a riboflavina tem sido associada a uma série de benefícios para a saúde. No entanto, este estudo específico investigou seu impacto na pressão arterial.

Ao longo de 16 semanas, 83 participantes receberam 1,6 mg de riboflavina diariamente ou um placebo. Notavelmente, aqueles com uma variação específica na codificação do gene, conhecida como metilenotetrahidrofolato redutase, experimentaram uma queda significativa na pressão arterial sistólica e diastólica, indicando uma descoberta crucial para a saúde cardiovascular, que pode ser fundamental para futuras pesquisas sobre o tema. 

Importância dos alimentos na redução da pressão alta 

Ainda de acordo com os especialistas, a inclusão de alimentos ricos em riboflavina na dieta diária pode ter um impacto positivo na saúde cardiovascular. Isso porque, segundo as evidências, os alimentos que atuam na redução da pressão arterial oferecem uma alternativa natural para aqueles que procuram maneiras de melhorar sua saúde cardíaca.

A hipertensão, indicada por valores acima de 140 por 90 mmHg, pode levar a complicações sérias, incluindo AVC, infarto e insuficiência renal. Valores excepcionalmente elevados, acima de 18×11, requerem atenção médica imediata. É fundamental monitorar regularmente a pressão arterial, já que muitas vezes os sintomas só se manifestam em estágios avançados.

Como saber se minha pressão está alta?

A melhor forma de saber se sua pressão está alta é aferi-la. Já que, como dito anteriormente, em muitos casos, os sintomas costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito.

Nesses casos de hipertensão arterial grave ou prolongada e não tratada, os sinais e sensações são:

  • dor no peito;
  • dor de cabeça;
  • dor na nuca;
  • tonturas;
  • zumbido no ouvido;
  • fraqueza;
  • visão embaçada;
  • falta de ar;
  • agitação.

Para evitar quadros de hipertensão, é recomendável adotar de um estilo de vida saudável. O que inclui a prática de atividades físicas, redução do consumo de sal, deixar de fumar e manter uma alimentação saudável.