Últimas notícias:
Loading...

Planta evita acúmulo de gordura no corpo, indicam especialistas

Planta capaz de reduzir acúmulo de gordura no corpo é considerada um divisor de águas no combate à obesidade

Planta capaz de evitar acúmulo de gordura no corpo é considerada um divisor de águas no combate a obesidade – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Planta capaz de evitar acúmulo de gordura no corpo é considerada um divisor de águas no combate a obesidade – iStock/Getty Images

Uma planta originária da China reúne propriedades reveladoras na luta contra a obesidade. Erva tropical habitualmente encontrada na ilha de Hainan, a Mallotus furetianus é tradição na medicina tradicional chinesa, recomendada para o tratamento de uma série de enfermidades.

Recentemente, uma pesquisa realizada por médicos e nutricionistas japoneses descobriu uma nova possiblidade de uso para a planta, que pode ser eficaz na prevenção do acúmulo de gordura no corpo.

Solução natural

Coordenado por pesquisadores da Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão, o estudo analisou 36 camundongos divididos em dois grupos e alimentados de formas distintas durante um mês. Um desses grupos teve acesso a uma dieta saudável, enquanto o outro recebeu um regime mais rico em gorduras.

Para efeito de contraste, a pesquisa incluiu uma variável extra: alguns camundongos de cada grupo ingeriram um chá concentrado produzido a partir das folhas secas da planta.

O resultado surpreendeu todos os envolvidos no projeto. Isso porque, independentemente da dieta recebida, todos os roedores que consumiram o chá apresentaram menor acúmulo de gordura no corpo.

Enquanto os ratos que acabaram alimentados com uma dieta mais calórica e ingeriram o chá, ganharam apenas 30 gramas em um mês, em comparação com os 34 gramas ganhos pelo grupo que não teve acesso ao suplemento. Isso representa uma diminuição de 12% no aumento de peso.

Outro ponto levantado pelo ensaio clínico foi: o grupo que seguiu uma dieta saudável e ingeriu o chá ganhou apenas 29 gramas. Além disso, o extrato da planta conseguiu evitar não apenas o ganho de gordura corporal, mas também a acumulação de tecido adiposo e gordura no fígado dos animais.

Planta aliada contra acúmulo de gordura

Por concentrar propriedades químicas que inibem a síntese de gordura no corpo, o potencial da Mallotus foi considerado  verdadeiramente fascinante pelos especialistas. Uma vez que, ao invés de ser processada e armazenada, a gordura é eliminada do organismo.

O professor de nutrição Akiko Kojima-Yuasa, líder do estudo, pontuou que a planta pode ser uma nova aliada no combate à obesidade. “Esses resultados não apenas sugerem uma ligação entre o extrato de Mallotus furetianus e os efeitos antiobesidade, mas também indicam seu potencial como um novo ingrediente alimentar com propriedades que diminuem o ganho de peso”, explicou.