Poder desta planta é bastante eficaz para o crescimento do cabelo
O chá desta planta promove a circulação sanguínea no couro cabeludo, nutrindo e fortalecendo os fios
Desejar um cabelo cheio e saudável é universal para homens e mulheres ao redor do mundo. Por causa disso, o consumo de produtos capilares tem aumentado significativamente.
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPeC) divulgou que no ano de 2022, o setor movimentou US$ 1,39 bi no Brasil.
Mas, imagine por um momento, a possibilidade de promover a saúde do seu cabelo sem gastar extremamente em produtos especializados? Existe uma possibilidade e talvez esteja bem próxima de você: o alecrim.
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
- Cientistas podem ter descoberto fator para autismo que recebe pouca atenção
- O alerta no corpo que pode prever demência até 9 anos antes
Resultados do estudo
Não é novidade que influenciadores de beleza nas mídias sociais tenham apresentado um crescente interesse pelo alecrim. Afinal, a internet sempre traz novas promessas revolucionárias para o tratamento capilar. Porém, desta vez, estudos científicos reforçam os benefícios do alecrim.
Uma pesquisa, publicada pela revista científica Skinmed, trouxe uma comparação interessante entre o óleo de alecrim e o Minoxidil 2%, tradicionalmente usado para o tratamento capilar.
Ambos os grupos de voluntários, que usaram o óleo de alecrim e o Minoxidil respectivamente, mostraram resultados semelhantes: um aumento na quantidade de fios de cabelo após três meses de tratamento.
Como aplicar o alecrim no cabelo?
O estudo sugere o uso de um chá concentrado da planta para chegar ao resultado. A dica é colocar aproximadamente três ramos de alecrim em uma panela com 300 a 400 ml de água e deixe em fogo alto por até 20 minutos.
Permaneça atento para que a água não seque completamente, caso isso ocorra, descarte o alecrim queimado e repita o processo.
Após o preparo do chá, aguarde até que ele esfrie e borrife por todo o couro cabeludo até as pontas. Repita o processo várias vezes ao dia.
A recomendação é aplicar a mistura logo após o banho, quando o cabelo ainda estiver úmido, e sempre antes de usar o condicionador. Este tratamento requer paciência, pois os resultados significativos podem demorar pelo menos seis meses para serem notados.
Importante ressaltar que se houver irritação no couro cabeludo, o uso deve ser imediatamente interrompido. Procure um dermatologista para um tratamento e diagnóstico específicos.