Por que arrumar a cama ao acordar pode ser um erro para sua saúde

Entenda como esse costume ao levantar pode aumentar o risco de alergias e problemas respiratórios, e proteja sua saúde no dia a dia

07/10/2024 05:02

Mesmo sendo uma regra para muitas pessoas, arrumar a cama imediatamente ao acordar pode trazer riscos à saúde.

Estudos recentes indicam que essa prática poderia facilitar a proliferação de ácaros e bactérias. 

Como arrumar a cama logo ao acordar afeta sua saúde?

Enquanto o ser humano está dormindo, o corpo libera uma quantidade de umidade, sendo ela cerca de 0,5 a 1 litro por noite.

Acontece que essa umidade se acumula nos lençóis e no colchão, criando um ambiente propício para o crescimento de ácaros, que se alimentam das células mortas da pele.

Portanto, ao arrumar a cama logo depois de acordar, você retém essa umidade, o que favorece a proliferação desses micro-organismos.

Os ácaros são invisíveis a olho nu, mas podem causar diversos problemas à saúde, como alergias, o que piora condições respiratórias como asma e rinite.

Então, se você sente congestão nasal, espirros, ou coceira nos olhos ao acordar, pode ser um sinal de que os ácaros estão presentes em sua cama.

Como evitar a proliferação de ácaros ao arrumar a cama?

Uma solução simples é deixar os lençóis abertos por um tempo após levantar. Isso para circular o ar e secar a umidade acumulada durante a noite.

Por que arrumar a cama ao acordar pode ser prejudicial à sua saúde?
Por que arrumar a cama ao acordar pode ser prejudicial à sua saúde? - iStock/Михаил Руденко

Mais tarde, você pode dobrar o edredom ao pé da cama, o que facilita a ventilação e dificulta a sobrevivência desses micro-organismos.

Além de adiar o momento de arrumar a cama, lavar os lençóis semanalmente com água morna é essencial para remover os ácaros e manter o ambiente limpo.

Também é aconselhável usar travesseiros e colchões hipoalergênicos, que atuam como uma barreira extra. Além disso, mantenham a janela do quarto aberta para ventilar o local.