Por que aveia ajuda a emagrecer e controla açúcar no sangue?

A alta concentração de fibras faz com que a aveia seja considerada um superalimento por especialistas

A alta concentração de fibras é um dos principais motivos pelo qual a aveia é considerada uma aliada na busca pelo emagrecimento – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
A alta concentração de fibras é um dos principais motivos pelo qual a aveia é considerada uma aliada na busca pelo emagrecimento – iStock/Getty Images

Pesquisas recentes dão conta de que a aveia, por conta de seus nutrientes essenciais e acessíveis, pode ser considerada um superalimento para quem está tentando emagrecer. Rica em fibra, ela atua na melhoria da saúde intestinal e ainda é responsável por controlar o colesterol e o diabetes.

Por que a aveia?

A alta concentração de fibras é um dos principais motivos pelo qual o alimento é considerado um aliado na busca pelo emagrecimento, segundo especialistas.

Isso porque as fibras solúveis encontradas no cereal formam um gel viscoso no estômago, causando uma sensação de saciedade prolongada, reduzindo a vontade de comer em excesso e, consequentemente, a ingestão calórica.

As fibras insolúveis também têm um papel fundamental na saúde intestinal, pois ajudam a regular o trânsito intestinal e prevenir a constipação. Uma digestão eficiente é essencial para a saúde intestinal, evitando problemas como inchaço, desconforto abdominal e prisão de ventre.

Por aumentar o gasto energético, a aveia contribui significativamente para o processo de emagrecimento. Isso porque o corpo gasta mais calorias para digerir e absorver as fibras, o que significa que você estará queimando mais calorias simplesmente ao consumir a aveia.

Outros benefícios da aveia

Com baixo índice glicêmico, o cereal ajuda a retardar a absorção de glicose na corrente sanguínea, evitando picos nos níveis de açúcar no sangue. Isso é especialmente benéfico para pessoas com diabetes​.

Consumida regularmente, ela pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL (ruim) no sangue. Isso se deve aos altos níveis de fibra solúvel na aveia, que se ligam ao colesterol e o removem do corpo. Isso pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames.

Por isso, você pode incluir a aveia na sua dieta diária a começar pelo café da manhã, com um mingau com leite ou água e adicionando frutas e nozes. Outra opção é adicionar a aveia em flocos a smoothies ou iogurtes naturais. Além disso, a aveia pode ser usada para preparar barrinhas de cereais caseiras ou como ingrediente em diversas receitas de bolos e biscoitos saudáveis.