Por que deitar após a refeição é considerado um hábito ruim?
Após comer, o ideal é manter-se em posição vertical durante um longo período
Segundo especialistas, alguns hábitos pós-refeição comuns podem impactar negativamente não apenas a digestão, mas a saúde em geral. Por isso, sabe aquela vontade de ir para a cama imediatamente ou tomar um cafezinho após o almoço? Eis a questão.
Estudos sobre o tema mostram que deitar-se imediatamente após uma refeição pode causar sintomas como desconforto, azia e refluxo ácido, comprometendo o funcionamento regular do sistema digestivo.
Evidências científicas reforçam que o ideal após comer é manter-se em posição vertical durante um longo período, pelo menos de duas a três horas.
A explicação mais aceita pelos especialistas sugere que, ao permanecer em pé, a gravidade movimenta os alimentos pelo trato digestivo de maneira mais eficaz. O processo evita que o ácido estomacal retorne ao esôfago, reduzindo a probabilidade de azia e refluxo ácido.
Confira outros hábitos considerados ruins após a refeição:
Tomar café
Frequentemente encontrada em bebidas populares como café e chá, a cafeína pode influenciar a absorção de minerais e nutrientes como ferro e cálcio.
Contudo, para maximizar a absorção de nutrientes, é aconselhável aguardar pelo menos uma hora após uma refeição para consumir essas bebidas. O motivo é que o atraso permite que seu corpo tenha tempo suficiente para digerir e absorver os nutrientes da refeição sem a interferência causada eventualmente pela cafeína.
Beber muita água
Beber quantidades excessivas de água pode ter efeitos adversos no processo de digestão, uma vez que dilui o ácido estomacal, responsável pela decomposição dos alimentos.
Assim, cientistas recomendam um intervalo de, aproximadamente, 30 minutos após a refeição antes de voltar a se hidratar. Acredita-se que a a tempo suficiente para iniciar o processo de digestão sem a interferência do excesso de água.