Por que esta bebida mancha mais os dentes do que o café?
Composição desta bebida natural é um dos motivos que ajuda a explica o amarelamento
Dois dos grandes vilões quando se trata de estética dentária, o café e o vinho são amplamente conhecidos por contribuírem para o amarelamento dos dentes ao longo do tempo. No entanto, há um terceiro culpado, ainda mais potente e menos falado: o chá, apontam especialistas.
Assim como o vinho, o chá é rico em taninos, um grupo de compostos que conferem um sabor amargo e adstringente. A concentração de taninos varia entre os tipos de chá, com o chá preto e o oolong liderando com os maiores níveis, enquanto o chá verde apresenta uma quantidade bem menor.
Como prevenir manchas nos dentes?
A boa notícia é que nem tudo está perdido. Um truque simples para amenizar o efeito do chá nos dentes é adicionar um pouco de leite à bebida, o que ajuda a reduzir seu potencial de manchar. Outra dica prática é usar canudo ao tomar chá, minimizando o contato do líquido com os dentes. Claro, não podemos esquecer o básico: beber água e escovar os dentes após consumir chá são medidas eficazes para evitar manchas.
- Pesquisa comprova eficácia do toque no alívio da depressão e ansiedade
- Adote este hábito após as refeições para reduzir o açúcar no sangue
- Aos 40, um descuido silencioso pode acelerar o envelhecimento do cérebro
- Você sabia que o gengibre ajuda a reduzir o açúcar no sangue?
Os benefícios do chá
Mesmo com essa questão estética, o chá continua sendo uma bebida rica em benefícios para a saúde, o que faz valer a pena mantê-lo na rotina.
O chá preto, por exemplo, é associado à redução do risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e até mesmo da doença de Parkinson. Além disso, as variedades com cafeína são conhecidas por combater a inflamação e promover a saúde cerebral.