Por que, segundo a ciência, é bom comer alho cru (de estômago vazio)?

Ao longo da História, o alho foi utilizado principalmente pelas suas propriedades medicinais

Benefícios do alho cru podem variar de pessoa para pessoa – iStock/Getty Images
Créditos: Yuuji/istock
Benefícios do alho cru podem variar de pessoa para pessoa – iStock/Getty Images

Ao longo da História, o alho foi utilizado principalmente pelas suas propriedades medicinais. E pesquisas recentes descobriram que, comê-lo cru e com o estômago vazio, traz ainda mais benefícios.

Isso porque de acordo com especialistas, quando consumido em jejum, o alho potencializa suas propriedades antibióticas, já que ao acordar as bactérias se encontram indefesas e por isso não conseguem se proteger da ação do alho para eliminá-las.

Por isso, o correto é amassar ou, melhor ainda, cortar em rodelas finas, e se quiser suavizar um pouco o sabor pode misturar com azeite, linhaça, nozes ou óleo de coco.

Confira os 4 benefícios  do alho cru

Antibiótico
A atividade antibacteriana do alho deve-se à alicina. Mais recentemente, alguns estudos afirmam que pode ser eficaz contra inúmeras bactérias.

Antifúngico
Existem muitos fungos que são sensíveis ao alho. Parece que os extratos dessa planta são capazes de reduzir a necessidade de oxigênio de alguns desses organismos. Isso retarda o seu crescimento e inibe a síntese de lipídios, proteínas e ácidos nucléicos.

Seus extratos são usados ​​em alguns locais para controlar pragas em áreas agrícolas porque se acredita que sejam tão eficazes quanto os inseticidas e muito menos prejudiciais.

Desintoxicante
Em altas doses, os compostos de enxofre do alho protegem contra danos aos órgãos resultantes da toxicidade por metais pesados.

Um estudo de 4 semanas com funcionários de fábricas de baterias de automóveis (exposição excessiva ao chumbo) revelou que o alho reduziu os níveis de chumbo no sangue em 19%.

Também reduziu muitos sinais clínicos de toxicidade, incluindo dores de cabeça e pressão arterial.

Nutritivo
O alho é muito nutritivo. Cerca de 28 gramas contêm 23% de manganês, 17% de vitamina B6, 15% de vitamina C, 6% de selênio e cerca de 0,6 gramas de fibra, além de quantidades significativas de cálcio, cobre, potássio, fósforo e ferro.

* Contudo, é importante notar que os benefícios do alho podem variar de pessoa para pessoa, e o consumo regular é poder oferecer resultados mais significativos.