Prática de fazer exercício físico em jejum é maléfica para a saúde

Por: Redação

Enjoo e mal estar são duas características que a maioria das pessoas, que praticam exercício físico logo cedo, sentem após tomar café da manhã. Alguns optam por trocar a dieta por alimentos mais leves, outros escolhem o jejum completo. De acordo com o Dr. Ricarda Nahas, médico do esporte e especialista do site Minha Vida, a prática de não comer nada pela manhã e praticar um exercício físico é extremamente maléfica para a saúde.

Em tese, acordar e praticar exercício físico de estômago vazio, faz com que o corpo utilize gordura, em vez da glicose, para manter os níveis de energia adequados.

Foto: Divulgação
Hábito ainda pode prejudicar os rins e o fígado a longo prazo

Para aqueles que desejam perder peso, a prática pode funcionar por um curto período de tempo: com o estoque reduzido de glicogênio (principal reserva energética nas células animais) pelo longo tempo sem comer, as reservas energias em conjunto com o tecido gordurosos, são acionadas para fazer a reposição.

A longo prazo, o corpo começa a poupar a gordura do corpo e recrutar as proteínas e os músculos para o processo de produção de energia. Em resumo, o músculo do indivíduo é queimado enquanto as gorduras são preservadas.

Para quem deseja emagrecer de uma forma saudável, tudo não passa pelo bom senso. Uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares é o caminho para o sucesso. Leia a matéria completa.

Compartilhe:

1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …