Preta Gil atualiza estado de saúde após iniciar tratamento do câncer
Artista se prepara para novas sessões de quimioterapia contra o tumor de intestino
A cantora Preta Gil, que descobriu um câncer de intestino recentemente, publicou um vídeo em seu Instagram para atualizar os fãs sobre seu estado de saúde após o início do tratamento.
Depois de sentir os efeitos colaterais da quimioterapia imediatamente após as primeiras sessões, a cantora disse que agora está se sentindo melhor.
“As coisas melhoraram, fui me sentindo melhor no decorrer da semana, retomando a minha energia vital. Então, a prostração, o cansaço, o enjoo e a tontura foram melhorando dia após dia”, disse. “Isso é uma máxima, um dia após o outro é uma realidade para nós que estamos em tratamento do câncer.”
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
No vídeo, Preta adiantou que nesta terça-feira, 31, dá continuidade ao tratamento, com um nova sessão de quimioterapia.
“Não estou criando muitas expectativas, porque criei na primeira semana e acabei me frustrando. Então, estou preparada para o que der e vier, sabendo que tenho amparo dos médicos, da medicina e da ciência para me ajudar, tenho Deus, minhas santinhas, meus orixás e o amor da minha família e dos meus fãs”, disse.
Câncer de intestino
O câncer de intestino, também conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal, é um tipo de tumor maligno que abrange o instinto grosso (cólon) e o reto (final do intestino). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os brasileiros.
Na maioria das vezes, a doença começa a se desenvolver a partir de pólipos na parede do intestino, algo semelhante a uma verruga.
Qualquer pessoa pode desenvolver pólipos intestinais. Mas o risco é maior em pessoas com mais de 50 anos, em quem está acima do peso, e é fumante. Dietas ricas em gordura, doença de Crohn, doença celíaca e história de pólipos do cólon também podem aumentar o risco.
O teste de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia são alguns dos exames que podem ser solicitados pelo médico para prevenir ou diagnosticar a doença.
No Brasil, a colonoscopia é indicada a partir dos 50 anos, mesmo quando não há sintomas. Porém, indivíduos com parentes de primeiro grau (irmãos, pais e filhos) que tiveram câncer colorretal devem iniciar os exames de prevenção aos 40 anos ou antes.
Esse exame ajuda a prevenir o câncer porque é capaz de identificar pequenos pólipos no intestino e removê-los antes de virarem câncer.
Sinais e sintomas
O câncer de intestino costuma ser silencioso na fase inicial. Quando já em estágio mais avençado costuma provocar os seguintes sintomas:
- Dor na região do estômago
- Sangue nas fezes
- Mudanças nos hábitos intestinais
- Fraqueza e fadiga
- Perda de peso sem causa aparente
- Mudanças nos hábitos intestinais