Primeiro lote com vacina da Pfizer chega ao Brasil e começa a ser distribuído
Carregamento com 1 milhão de doses começa a ser distribuído aos estados nesta sexta-feira
O primeiro lote com 1 milhão de doses de vacina da Pfizer chegou ao Brasil na noite de quinta-feira, 29, e com isso o país passa a contar com três imunizantes para a campanha de vacinação contra a covid-19.
As doses deverão ser usadas prioritariamente nas capitais em razão das condições específicas de armazenamento. Essa vacina precisa ficar conservada em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, muito mais baixas que a CoronaVac e a da AstraZeneca. E mesmo nessa faixa de temperatura, a vacina dura apenas 14 dias.
Em razão das especificidades dessa vacina, o ministério informou que irá distribuir a vacina entre as 27 capitais do país de maneira proporcional e igualitária entre esta sexta-feira, 30, e sábado, 1º.
- Veja os destinos onde a vacina contra febre amarela é obrigatória
- Mudança na vacina contra a poliomielite chama atenção; entenda
- MPox, Coqueluche e dengue: como evitar essas doenças no Brasil
- Surto de coqueluche alerta para importância da vacinação
Ao todo, o Brasil comprou 100 milhões de doses da vacina da Pfizer, depois de recusar três ofertas formais da empresa no ano passado.
Em dezembro, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, chegou a descartou a compra da vacina por causa da exigência de armazenamento em baixas temperaturas.
O total de doses adquiridas está com a chegada prevista até o final do terceiro trimestre de 2021.
O imunizante da Pfizer deve ser aplicado em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas. No Brasil, o imunizante já possui registro, o que permite que seja aplicada em pessoas a partir de 16 anos.