Probióticos e prebióticos: entenda o que são e para que servem

Saiba como eles podem ajudar na prevenção de doenças

Por: Redação | Comunicar erro

Cerca de 70% do nosso corpo é formado por bactérias boas e ruins. Esse equilíbrio é fundamental para nossa saúde física e mental. Entretanto, o estilo de vida atual (estresse, alimentação pouco nutritiva, excesso de medicamentos e o afastamento do homem da natureza) acabam gerando um desequilíbrio na microbiota (conjunto de bactérias boas e ruins no nosso trato intestinal),  favorecendo o aparecimento de doenças.

O QUE SÃO ALIMENTOS PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS?
Alimentos probióticos e prebióticos podem ajudar na prevenção de doenças

Mas o que são probióticos?

Probióticos são organismos vivos que conseguem ultrapassar a barreira do estômago, que é muito ácido, chegando ao intestino intactos. Os alimentos probióticos são naturalmente fermentados e tem benefícios como:

  • Combater bactérias nocivas;
  • Aumentar imunidade;
  • Melhorar a capacidade do organismo em absorver nutrientes dos alimentos;
  • Equilibrar nosso trato intestinal.

Alimentos probióticos

  • Chucrute: pode ser feito com repolho branco ou outro vegetal de sua preferência;
  • Rejuvelac: bebida fermentada feita a partir de cereal integral;
  • Chá de Kombucha: bebida produzida a partir da fermentação de chás adoçados;
  • Kefir: leite fermentado produzido a partir dos grãos de kefir;
  • Iogurte com culturas vivas: feito com microorganismos específicos para fermentar o leite.

Além dos alimentos citados acima, é possível encontrar no mercado diversas marcas de probióticos em cápsulas. Se optar por essa alternativa, consulte seu médico para uma orientação mais precisa sobre qual o melhor produto e a dose indicada para seu caso.

Alimentos prebióticos

Os prebióticos contêm fibras que não são digeridas no estômago, por isso chegam intactas ao intestino. É muito importante incluir esses alimentos no nosso prato pois irão estimular apenas a proliferação das bactérias benéficas.

Exemplo de alimentos prebióticos: dente-de-leão, maçã, alho, cebola, farelo de trigo, aveia entre outros.

Tanto os alimentos probióticos quanto os prebióticos beneficiam a sensação de bem-estar, como atuam na prevenção de doenças.

Continue lendo aqui para saber mais sobre alimentos probióticos e prebióticos

Texto produzido por Virginia Nowicki e publicado no Personare.

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