CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Profissionais apontam riscos da retirada da gordura das bochechas

Por: Redação

A bichectomia, procedimento cirúrgico que retira parcial ou totalmente as bolsas de gordura das bochechas – chamadas de “bolas de Bichat” – é sucesso entre famosos e, consequentemente, muitas outras pessoas estão aderindo a essa moda. Porém, a grande procura pelo método preocupa os especialistas.

Apesar de simples e rápida, a cirurgia tem contraindicações e pode trazer complicações graves. Profissionais alertam que essa área tende naturalmente a perder gordura com o passar dos anos e a retirada dessas bolsas pode deixar a pessoa com a aparência mais envelhecida ou mesmo uma depressão nas laterais do rosto.

A região onde estão as “bolas de Bichat” é próxima às ramificações do nervo trigêmeo. “Caso o médico seja inexperiente e danifique esse nervo, pode causar inclusive uma paralisia facial”, afirma o cirurgião plástico e membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Marcelo Wulkan ao Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.

Crédito: Getty Images/iStockphotoUma bichectomia mal realizada pode causar paralisia facial

Wulkan frisa também a importância de consultar profissionais especializados, como cirurgiões plásticos, para avaliar se há contraindicação. O paciente deve passar por exames pré-cirurgicos. A bichectomia não é indicada, por exemplo, para quem sofre com doenças infecciosas ativas. “Além disso, pessoas com uma expectativa irreal sobre o procedimento não devem realizar esse tipo de operação”, explica o médico.

Cirurgiões dentistas também são legalmente aptos a realizar o procedimento, mas o Conselho Federal de Odontologia alerta que é necessário que o dentista tenha passado por cursos e treinamentos específicos para realizar a bichectomia. Saiba mais sobre prós e contras da bichectomia.

Compartilhe:

1
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …
2
Estádios e centros de eventos viram hospitais temporários pelo país
Para aumentar a oferta de atendimento médico para os pacientes da covid-19, hospitais de campanha estão sendo construídos em estádios …
3
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
4
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
5
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
6
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
7
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
8
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …