Projeto de lei que permite doulas em maternidades é aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo

Foto: Shutterstock
Projeto de lei libera doulas em maternidades e hospitais.

Doula é a pessoa que dá suporte físico e emocional para a grávida em toda a gestação. Apesar de não realizar partos, ela acompanha a mulher em todo o processo, das dores das contrações até o nascimento do bebê. O apoio das doulas também é muito importante para as mamães no pós-parto.

O projeto de lei, que prevê a obrigação de hospitais e maternidades em aceitar a presença de doulas em todas as etapas do parto, foi aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo em primeira votação.

Foto: Shutterstock
Doulas dão suporte às gestantes em todas as etapas da gravidez.

Segundo o projeto, de autoria da vereadora Juliana Cardoso, a doula também tem que ser aceita pelas instituições durante consultas e exames de pré-natal, de acordo com o desejo da gestante.

Para entrar em vigor, o projeto ainda precisa passar por segunda votação e, depois, ser sancionado pelo prefeito paulistano Fernando Haddad (PT). Se o projeto se tornar lei, os hospitais e maternidades poderão ser multados ou ter seus gestores afastados.

Veja também:

1 / 8
1
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
2
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
3
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
4
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …
5
02:29
A relação da diabetes com a visão
Qual a relação da diabetes com a visão? Existe algum sintoma na região ocular que indica diabetes? O Dr. Julio Abucham, …
6
03:46
Alimentação infantil e o exagero da informação
Açúcar, sal, carne, são mesmo vilões para as crianças? Hoje, a Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da Vida, …
7
03:44
Tive a minha primeira vez, e agora?
A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala neste vídeo o quão importante é fazer uma consulta ginecológica após perder …
8
02:32
O que você precisa saber sobre a vacina da gripe
A gripe pode matar? A vacina da gripe é para qualquer idade? Hoje o Dr. Gonzalo Vecina tira essas e outras …