Cuidados para prevenir o novo coronavírus
Com o aumento no número de casos confirmados no Brasil, o Ministério da Saúde reforçou os cuidados que ajudam na prevenção
Ao declarar pandemia do novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) adiantou que, nas próximas semanas, o número de casos, de mortes e o número de países afetados deve aumentar ainda mais. Então, manter os cuidados para prevenir infecção pelo novo coronavírus é algo extremamente necessário.
A contenção do vírus é um desafio por conta da facilidade de transmissão. Ao tossir ou espirrar, uma pessoa infectada expele gotículas, que contaminam objetos e outras pessoas. Além disso, como trata-se de um vírus novo, nossos corpos ainda não possuem defesas naturais para enfrentá-lo.
Neste cenário, a prevenção é a melhor saída. Os cuidados são básicos e devem ser adotados por todo mundo, mesmo por pessoas que não se consideram expostas ao risco.
- Conheça os sintomas da Toxoplasmose e como evitar a infecção
- 10 dicas para se proteger de doenças na academia
- Por que parar de fumar diminui o risco de diabetes 2?
- Como prevenir complicações do diabetes com cuidados diários
Cuidados para prevenir o coronavírus
O Ministério da Saúde reforçou as medidas que reduzem o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas. Entre elas, estão:
- evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
- realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
- utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- manter os ambientes bem ventilados;
- evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Por que essas recomendações são importantes?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica:
Lavar as mãos
A higiene com água e sabão ou álcool gel elimina o vírus, se este estiver nas mãos.
Praticar a etiqueta respiratória
Ao tossir ou espirrar, é importante cobrir a a boca e o nariz com lenço descartável ou com o cotovelo flexionado, pois impede a propagação de germes e vírus. Se espirrar ou tossir com as mãos, poderá contaminar objetos ou pessoas em que tocar.
Manter o distanciamento social
Manter pelo menos 1 metro de distância entre você e outras pessoas, principalmente aquelas que tossem e espirram, evita que você entre em contato com pequenas gotículas que contêm o vírus e também inale o vírus.
Evite tocar nos olhos, nariz e boca
Por quê? As mãos tocam muitas superfícies que podem estar contaminadas com o vírus. Se você tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos contaminadas, poderá transferir o vírus da superfície para si mesmo.
Se tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico
Por quê? Sempre que você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, é importante procurar atendimento médico imediatamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição séria. Os sintomas respiratórios podem ter várias causas e, dependendo do seu histórico e circunstâncias pessoais, a Covid-19 pode ser um deles.
Devo usar máscaras para me proteger?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que máscaras cirúrgicas e N95 sejam priorizadas para os profissionais de saúde, considerando que os hospitais são os locais com maior potencial de concentração de vírus.
No Brasil, o Ministério da Saúde passou a recomendar para a população em geral o uso de máscara caseira, feita de pano. A ideia é que ela funcione como barreira mecânica de gotículas, ajudando a evitar a propagação do vírus.
Em nota, a Sociedade Brasileira de Infectologia reforçou que a máscara de pano pode diminuir a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas que podem estar transmitindo o vírus sem saber, porém, não protege o indivíduo que a está utilizando, já que não possui capacidade de filtragem.
Dessa forma, continuam essenciais as outras medidas já conhecidas, como lavar as mãos com água e sabão utilizar álcool gel, praticar a etiqueta respiratória e manter o distanciamento social.
Sintomas de coronavírus
Os sinais e sintomas da covid-19 incluem tosse, cansaço, dificuldade para respirar, dor de garganta e febre. É muito semelhante com qualquer outra virose respiratória, como gripe, influenza, resfriado, só que os sintomas tendem a ser mais graves, podendo evoluir para insuficiência respiratória aguda, que é quando o paciente precisa de ajuda de ventilação mecânica.
Saiba mais sobre os sintomas e formas de transmissão aqui.
GUIA ILUSTRADO: