Quanto de exercício é necessário para controlar pressão arterial
Pesquisadores descobrem o tempo médio necessário de exercício durante a semana para evitar a hipertensão
Pesquisas recentes sugerem que se você quiser se proteger contra a pressão alta à medida que envelhece, você precisa manter seus níveis de exercício elevados até a meia-idade.
Mas fatores sociais podem tornar isto mais difícil para algumas pessoas do que para outras, de acordo com um estudo realizado com mais de 5.000 pessoas em 4 cidades dos EUA.
“Adolescentes e pessoas com cerca de 20 anos podem ser fisicamente ativos, mas esses padrões mudam com a idade”, explicou a autora do estudo e epidemiologista Kirsten Bibbins-Domingo, da Universidade da Califórnia, São Francisco (UCSF).
- O que fazer hoje para evitar desenvolver Alzheimer no futuro
- Entenda quando a dor de cabeça é sinal de pressão alta
- Este é o melhor nutriente para o cérebro, segundo Harvard
- SP terá ‘praia’ a 15 minutos da Faria Lima; saiba mais
Ela publicou o resultado do estudo em abril de 2021, no American Journal of Preventive Medicine.Jornal.
Numerosos estudos demonstraram que o exercício reduz a pressão arterial, mas o trabalho dela sugere que manter a atividade física durante a idade adulta jovem – em níveis mais elevados do que o recomendado anteriormente – pode ser particularmente importante.
Os riscos da hipertensão
A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença grave que afeta bilhões de pessoas em todo o mundo. Pode causar ataque cardíaco e derrame; é também um fator de risco para o desenvolvimento de demência mais tarde na vida.
Mais de um em cada quatro homens tem hipertensão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Mas a maioria das pessoas com pressão alta nem sabe que a tem – por isso é frequentemente chamada de “assassino silencioso”.
No entanto, existem maneiras de reverter a pressão alta: o exercício é o foco deste estudo.
Detalhes do estudo
Mais de 5.100 adultos participaram do estudo, que acompanhou sua saúde ao longo de três décadas.
A cada avaliação clínica, os pesquisadores aferiam a pressão arterial três vezes, com intervalo de um minuto. Para a análise dos dados os participantes foram agrupados em quatro categorias, por raça e sexo.
Em geral – entre homens, mulheres e em ambos os grupos raciais – os níveis de atividade física caíram dos 18 aos 40 anos de idade. As taxas de hipertensão aumentaram e a atividade física diminuiu nas décadas subsequentes.
Segundo os investigadores, isto sugere que a idade adulta jovem é uma janela importante para intervir na prevenção da hipertensão na meia-idade.
Quase metade dos nossos participantes na idade adulta jovem apresentavam níveis abaixo do ideal de atividade física. Isso foi significativamente associado ao aparecimento de hipertensão.
Os pesquisadores descobriram que cinco horas de exercício moderado por semana durante o início da idade adulta reduzia consideravelmente o risco de hipertensão. Isso acontecia especialmente se as pessoas mantivessem o exercício até os 60 anos.