Risco de covid-19 varia de acordo com a máscara, aponta estudo
Pesquisadores apontam que modelo PFF3 pode fornecer até 100% de proteção
Um estudo conduzido em um hospital em Cambridge, no Reino Unido, concluiu que o risco de um profissional de saúde de contrair covid-19 varia muito de acordo com a qualidade da máscara por ele utilizada.
Segundo observado pelos pesquisadores, usar uma máscara de alto grau, conhecida como PFF3, pode fornecer até 100% de proteção. Esse modelo é mais anatômico e veda bem o rosto. Além disso, é projetado especificamente para filtrar partículas minúsculas do vírus, os chamados aerossóis, que podem permanecer suspensos no ar por horas.
Por outro lado, aquelas máscaras cirúrgicas comuns deixam a pessoa mais exposta ao vírus. Uma das explicações é que esse tipo de máscara não tem o objetivo de filtrar os aerossóis
- Dieta low carb pode aumentar o risco de diabetes, aponta estudo
- Os sintomas da XEC, nova variante da covid-19; como prevenir?
- 5 sintomas de covid em quem tomou a vacina para você se atentar
- Dieta é capaz de melhorar saúde do coração em 8 semanas, aponta estudo
Os dados foram coletados durante um programa de testes da NHS Foundation Trust, ligada ao sistema de saúde britânico, o NHS, entidade equivalente ao SUS no Brasil. O resultado do estudo foi publicado em um artigo que ainda será revisado por pares.
O hospital que fez o estudo observou que as taxas de infecções entre os profissionais de saúde nas enfermarias que tratavam pacientes com covid-19 caíram drasticamente após a adoção das máscaras PFF3.
No início da pandemia, esses profissionais usavam máscaras cirúrgicas, exceto em algumas situações limitadas, segundo uma orientação do governo.
O estudo conclui que que as máscaras PFF3 forneceram de 31-100% de proteção (e provavelmente 100%) contra a infecção de covid-19.
Embora os pesquisadores reconheçam a necessidade de um estudo maior, eles defendem o uso das máscaras PFF3 para quem cuida de um paciente com coronavírus.
Máscaras filtrantes
As máscaras denominadas de PFF (Peça Facial Filtrante) são responsáveis por não deixar os contaminantes do ambiente entrarem em contato com o sistema respiratório de quem as usa. A diferença entre a PFF2 e PFF3 é pequena.
Em situações cotidianas, a máscara PFF2 garante um ótimo poder de filtragem e proteção contra o coronavírus. Esse modelo é indicado para uso em ambientes fechados com pouca ventilação.
Leia mais sobre essa máscara no link abaixo: