Saiba JÁ como absorver mais vitamina D e ficar mais saudável
A tática é ideal para pessoas que costumam ficar dentro de casa o dia todo, sem exposição ao sol
Uma nutricionista australiana chamada Laura Ford revelou um truque, que viralizou no TikTok, para aumentar a dose diária de vitamina D. O técnica consiste em deixar os cogumelos ao sol por cerca de quinze minutos e depois consumi-los. Ela explicou que os cogumelos contêm um composto que converte a luz solar numa forma utilizável de D2.
O composto é o ergosterol que, conforme explica Laura, é convertido em vitamina D2 quando exposto à radiação ultravioleta, de forma semelhante à forma como a pele humana sintetiza a vitamina em resposta à exposição solar.
E o melhor é que os cogumelos expostos ao sol mantêm altos níveis de D2, a vitamina D vegetal, mesmo quando cozidos e picados.
A confirmação também vem de vários estudos. Um deles, intitulado “Fotobiologia da vitamina D em cogumelos e sua biodisponibilidade em humanos”, afirma que “os cogumelos expostos à luz solar ou aos raios UV são uma excelente fonte de vitamina D2 na dieta porque contêm altas concentrações do precursor da vitamina D, a pró-vitamina D2 ”.
Cogumelos comparados a suplementos
Em 1999, os pesquisadores conduziram um dos primeiros testes comparativos entre a suplementação de vitamina D2 e cogumelos do tipo chanterelles selvagens.
Os resultados mostraram que, dadas as mesmas doses de vitamina D, os cogumelos foram igualmente capazes de aumentar os níveis como os suplementos. Esta pesquisa foi repetida cinco vezes com sucesso semelhante.
Outras fontes de vitamina D
A maior concentração de vitamina D vem da exposição direta ao sol. E, de fato, produzimos cerca de 50% a 90% como resultado da exposição ao sol, sendo o restante proveniente de alimentos ou suplementos.
Alguns alimentos que fornecem vitamina D, além dos cogumelos, são:
- Salmão
- Atum
- Bacalhau
- Óleo de fígado de peixe
- Gema de ovo
- Fígado de boi
- Ostras
- Camarão