Saiba reconhecer doença hepática gordurosa observando suas mãos

À medida que o fígado se esforça para funcionar, é possível observar sinais nas mãos

A doença hepática gordurosa, especialmente em estágios avançados ou quando evolui para cirrose, pode apresentar sinais importantes nas mãos.

O que é doença hepática gordurosa?

A doença hepática gordurosa, também conhecida como esteatose hepática, é uma condição caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado. Ela pode ser causada por vários fatores e pode variar de leve a grave. 

De acordo com o Ministério da Saúde, muitas vezes, a doença hepática gordurosa não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Quando os sintomas ocorrem, podem incluir fadiga,  desconforto ou dor no lado direito superior do abdômen, perda de peso inexplicada e fraqueza.

Nos estágios avançados, especialmente se a condição evoluir para cirrose, os sintomas podem incluir icterícia (amarelamento da pele e dos olhos), inchaço abdominal (ascite), inchaço nas pernas, confusão mental (encefalopatia hepática) e sangramentos fáceis ou hematomas.

Os sinais doença hepática gordurosa que aparecem nas mãos

  • Eritema palmar

Esta é uma vermelhidão nas palmas das mãos, especialmente nas nas bases dos polegares e dedos mínimos.

O eritema palmar é um sinal comum em doenças hepáticas crônicas e está associado ao aumento dos níveis de estrogênio no corpo, o que pode ocorrer devido à incapacidade do fígado de metabolizar hormônios corretamente.

Alguns sinais de doença hepática gordurosa podem aparecer nas mãos
Créditos: fedorovamaria15/DepositPhotos
Alguns sinais de doença hepática gordurosa podem aparecer nas mãos
  • Asterixe

Também conhecida como “flapping tremor” ou tremor hepático, é uma condição em que as mãos e os pulsos apresentam movimentos involuntários, como um tremor.

Isso é frequentemente observado em casos de encefalopatia hepática, uma complicação grave da doença hepática.

  • Dedos hipocráticos

Também chamados de baqueteamento digital, os dedos podem apresentar um aumento na curvatura das unhas e uma aparência inchada nas extremidades. Isso pode ocorrer em várias condições crônicas, incluindo doença hepática avançada.

  • Vasculite

Em alguns casos de doença hepática, podem surgir lesões de vasculite, que são inflamações dos vasos sanguíneos, nas mãos. Estas lesões podem se manifestar como manchas vermelhas, púrpuras ou marrons na pele.