CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Saiba se o seu consumismo virou doença

Desejo anormal, compulsivo e intenso por compras é caracterizado como patologia

Por: Redação

“Sinto um alívio ao ir às compras!” Quem não sente, não é mesmo?

Bom, não tem como eu não falar sobre mim! Eu me sentia tão bem comprando… peraí, ainda sinto, rs.

Hoje com certeza é menos, até porque eu realmente descobri o que estava por trás daquelas compras. Quase todos os finais de semana eu estava no shopping passeando e dali não saía sem uma sacola, além de comprar muito pela internet também.

consumismo
Crédito: ReproduçãoAlguns casos de consumismo exagerado podem se caracterizar como uma patologia

Até então eu achava que o meu caso era normal, pois somente me achava consumista. Só que tinha um detalhe: quando eu estava feliz eu comprava, quando estava triste comprava e quando estava com raiva, nem preciso falar!

Outra coisa: na hora da compra eu sentia uma sensação muito boa, pois ir às compras dá prazer, não é mesmo? Só que minutos depois eu ficava chateada por olhar aquilo que comprei e saber que não estava precisando, e logo vinha a culpa. Então, para me livrar desse sentimento eu acabava doando as coisas que comprava.

O que eu mais comprava eram itens de maquiagem. Ia muito ao salão de cabeleireiro e, é claro, comprava muitas roupas.

Além disso, eu tinha um problema de autoestima, crenças sobre o dinheiro e um trauma que sofri, que foram dois abortos antes de conseguir engravidar das minhas filhas.

Só que, até então, eu não tinha percebido nada disso. Só fui entender depois que comecei a me organizar financeiramente. Já contei para você o que perdi, né? Se você não sabe, me siga no Instagram e YouTube, pois já falei sobre isso lá.

Eu não tinha depressão e nem ansiedade, porém tinha problemas emocionais que me levavam a ir às compras.

Não precisei de ajuda de um profissional da área, mas cada caso é um caso, então vou falar aqui alguns sinais aos quais você precisa ficar atenta e, dependendo, você realmente precisa buscar ajuda.

Todos nós somos consumistas, então devido a essa era de consumismo em que estamos vivendo é normal a gente fazer uma compra por impulso. Mas, veja, neste caso do consumismo, você compra, mas usa em algum momento.

Agora, se estivermos falando da oniomania, que é uma doença que se caracteriza pelo desejo anormal, compulsivo, intenso e permanente de fazer compras, aí já estamos falando de uma patologia.

A oniomania é caracterizada por:

Continue lendo aqui: Como saber se o seu consumismo virou doença?

Texto escrito por Amanda Medeiros e publicado no Superela

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.