Sálvia: as condições que essa erva medicinal e anti-inflamatória ajuda a tratar
Por suas diversas propriedades terapêuticas, a sálvia é uma opção popular e natural que trata diferentes condições de saúde
Já dá para perceber pelo nome o valor que a sálvia tem para a saúde: “Salvia officinalis” (sálvia real) vem de “salvus” e significa saudável. Ela é utilizada há séculos em diversas culturas por seus compostos antioxidantes, anti-inflamatórios e antimicrobianos.
Além de ser uma aliada no alívio de problemas digestivos, a sálvia tem ganhado destaque por seu potencial no tratamento de uma variedade de condições de saúde.
Sálvia como erva medicinal – Para que a erva serve?
Inflamação externa
Compressas embebidas em chá ou óleo de sálvia podem ajudar contra inflamações externas. Ferimentos superficiais, por exemplo, cicatrizam muito mais rápido.
- Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
- Como identificar os sinais de açúcar elevado no sangue e agir rápido
Dor de garganta e inflamação na boca e garganta
O chá feito com a erva medicinal alivia dores de garganta e inflamações na boca e na garganta. Um bom jeito de utilizá-lo é fazer gargarejos.
Queixas gastrointestinais e perda de apetite
A erva também ajuda a aliviar problemas digestivos, como indigestão, gases e inchaço abdominal.
Seu efeito carminativo ajuda a reduzir a produção excessiva de gases e alivia a sensação de desconforto após as refeições.
Além disso, a sálvia estimula a produção de bile, o que melhora a digestão das gorduras.
Ondas de calor
Para mulheres que estão enfrentando os sintomas da menopausa, a sálvia pode ser uma aliada poderosa. Ela ajuda a reduzir os calorões (ondas de calor) e a sudorese noturna, dois sintomas muito comuns durante essa fase.
Porém, na hora de preparar o chá é importante não deixá-lo em infusão por muito tempo, caso contrário o efeito dos óleos essenciais se perde.
Suor nos pés
A Salvia também pode desenvolver seu efeito antitranspirante quando usada externamente. Por exemplo, um escalda-pés com sálvia ajuda a controlar o suor dos pés.
Para fazer isso, basta derramar água quente sobre um punhado da erva, deixar em infusão por 15 minutos e banhar os pés nela por 15 minutos.
A receita do chá de sálvia
Para fazer uma xícara de chá de sálvia, pegue um punhado de folhas de sálvia, despeje água morna, nunca fervendo, nem muito quente, sobre elas e deixe tudo em infusão por dois minutos.
Para potencializar o efeito para dor de garganta, você pode adoçá-lo com um pouco de mel. O mel, no entanto, deve ser usado com moderação, sobre tudo por diabéticos ou pessoas com índices glicêmicos alterados, umas vez que esse composto é rico em açucares.