São Paulo faz primeiro transplante de pulmão bem sucedido pós-covid
Paciente que está internado há quase 7 meses deve ter alta nesta semana
Um empresário alagoano de 61 anos foi a primeira pessoa a passar por um transplante de pulmão bem sucedida pós-covid em São Paulo. A cirurgia foi realizada no Hospital Albert Einstein, em fevereiro, mas só foi divulgada agora.
O paciente José Hipólito Correia Costa precisou de um novo pulmão depois de ter o seu destruído por uma fibrose irreversível causada pelo novo coronavírus. Ele segue internado há quase sete meses, desde que começou a ter complicações pela doença.
Desde o início da pandemia, esse foi o segundo procedimento do tipo no Brasil. O primeiro foi realizado no mesmo hospital em um paciente com sequelas de covid-19, mas que infelizmente não resistiu. No mundo todo, há 50 registros desse procedimento em casos pós-covid.
- Os riscos da Covid longa em crianças; entenda!
- Faustão passa por novo transplante e hospital revela seu estado de saúde
- Estudo descobre relação entre hormônios da felicidade e covid-19
- Da periferia ao mundo corporativo: conheça a trajetória da cabeleireira que abriu salões de beleza dentro de várias empresas de São Paulo
No caso do empresário, a cirurgia demorou cerca de 10 horas e envolveu sete profissionais. Após a longa recuperação, o paciente deverá receber alta nesta semana. Ele já respira normalmente sem a ECMO, máquina que funciona como um pulmão artificial e o ajudou a respirar antes da cirurgia.