Sarampo faz Ministério da Saúde declarar emergência na Grande SP

Após a confirmação de uma morte em decorrência da doença, outro óbito está em investigação no país

Por: Redação

O atual surto de sarampo na Grande São Paulo fez o Ministério da Saúde declarar emergência em saúde pública local na região. Até o momento, o estado paulista registrou 2.299 infecções, quase a totalidade dos dados nacionais. Em outros 12 estados, foram contabilizados 32 casos da doença, até o último balanço.

Foi também na cidade de São Paulo que houve o registro da primeira morte por sarampo. O estado não registrava óbitos em decorrência da doença desde 1997. A vítima era um homem de 42 anos, que não tinha histórico de vacinação. Ele chegou a ser internado com os sintomas, mas morreu no último dia 17.

vigilante de saúde aplicando vacina
Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil Estado de São Paulo tem 2.299 casos confirmados de sarampo

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber Oliveira, afirmou que há ainda outro óbito suspeito de sarampo em investigação no país. O caso é de uma criança menor de um ano, que mora no interior de Pernambuco.

Vacinação

Na cidade de São Paulo, a campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada até o dia 31 de agosto para crianças de 6 a 11 meses e jovens de 15 a 29 anos de idade. A decisão de prorrogar a campanha, que estava prevista para terminar nesta sexta-feira (16) foi adotada em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde após a análise dos dados epidemiológicos e da cobertura vacinal dos dois públicos alvo.

Em todo o território nacional, o Ministério da Saúde estendeu a vacinação apenas para bebês com idade entre 6 meses a menores de 12 meses. Batizada de dose zero, a estratégia tem como objetivo antecipar a proteção dessa população, considerada mais vulnerável a óbitos.

três frascos de vacina contra sarampo
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil De acordo com secretário, há outro óbito suspeito em investigação

Alta demanda por vacina

Apesar do aumento do número de casos, não há previsão da campanha se estender para outras faixas etárias no país, já que não há estoques suficiente da vacina, conforme informado pelo secretário do Ministério da Saúde ao jornal O Estado de S. Paulo.

Além disso, segundo Oliveira, não seria possível realizar a compra de mais imunizantes no mercado internacional, em razão da demanda aumentada também em outros países. “Gostaríamos de ter vacina para todos. Mas não há no mundo nenhum país que tenha feito isso. Não há razão”, afirmou. De acordo com ele, o estoque é suficiente para as ações que foram planejadas até o momento.

Sintomas do sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda, infecto-contagiosa, altamente transmissível. A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Os primeiros sinais apresentados pela pessoa infectada com sarampo são a febre e a coriza, e dois dias depois aparecem as manchas. Além disso, também podem aparecer os seguintes sintomas:

  • Dor muscular
  • Dor de garganta
  • Cansaço
  • Pontinhos brancos dentro das bochechas
  • Vermelhidão nos olhos
  • Tosse seca

Compartilhe:

1
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
2
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
3
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
4
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
5
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
6
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
7
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
8
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …