Seis problemas que o estresse causa na nossa saúde

Entenda como o corpo pode ser danificado pelo mal e como amenizar os sintomas

Por: Personare

Estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Ele atinge 90% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Só no Brasil 70% da população sofre do mal, sendo que 30% apresentam níveis elevados do problema.

Estar frequentemente estressado pode acabar gerando consequências físicas, emocionais e psicológicas. Entre os problemas que o estresse causa estão queda de cabelos, dores musculares, dor de cabeça, baixa libido, depressão e insônia.

mulher com as mãos no rosto
Crédito: Seb_ra/istockOs danos do estresse são físicos, emocionais e psicológicos

Entenda como amenizar os efeitos que esse mal pode desencadear em seu corpo e mente:

  • Queda de cabelo 

O estresse é um inimigo para o corpo e reflete, principalmente, nos cabelos. Isso por conta dos hormônios produzidos, como a testosterona, que interrompem as células responsáveis pelo crescimento capilar. A queda de cabelos pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres.

  • Doenças de pele

Quando o nosso corpo está estressado, sob tensão, a imunidade diminui fazendo com que as doenças fiquem mais propensas a aparecer. É comum o surgimento de ressecamento e acne.

  • Dores musculares

As dores musculares podem ter diversos motivos, e uma delas é o estresse. Quando estamos estressados o nosso corpo acaba contraindo a musculatura sem perceber. Ocorrendo dor de cabeça, de coluna e até torcicolo. A má postura durante o trabalho, ou em qualquer outra situação do dia a dia, também pode potencializar os efeitos do estresse e aumentar as dores no corpo.

  • Baixa libido e infertilidade

E o estresse no sexo? É um grande empecilho. A mulher que não consegue relaxar durante o dia pode acabar levando o problema para a cama, atrapalhando o seu desempenho sexual e até a sua fertilidade.

Quando a mulher está estressada, ela acaba liberando substâncias, como cortisol e alfa-amilase, que interferem no ciclo menstrual, prejudicando a fertilidade.

  • Situações positivas

Diversas situações durante o dia podem despertar o estresse e interferir na nossa saúde emocional. O ambiente pode ser outro fator que desencadeia o estresse, mesmo que o evento seja algo positivo, como uma mudança nova.

  • Sono

Além do físico e emocional, o estresse interfere diretamente na nossa parte mental, influenciando diretamente na memória e concentração. Ele também dificulta a capacidade de prestar atenção em diversas tarefas.

Continue lendo para saber mais sobre os problemas causados pelo estresse.

Compartilhe:

Por: Personare

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário personare da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
2
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
3
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
4
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
5
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
6
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
7
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
8
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …