Selfies motivam 55% das plásticas faciais, aponta pesquisa

Por: Redação

Em busca de uma foto bonita nas redes sociais, muita gente tem apelado para procedimentos estéticos no rosto. É o que apontou uma pesquisa anual feita pela Academia Americana de Plástica Facial e Cirurgia Reconstrutiva (AAFPRS).

De acordo com o levantamento, no ano passado, 55% dos pacientes que apelaram para plásticas faciais foram motivados pelas selfies.  Ainda segundo a pesquisa, a toxina botulínica (botox) e a rinoplastia foram os procedimentos mais procurados.

Crédito: Getty Images/iStockphotoRetoques no nariz é o que a maioria dos pacientes procura

A pesquisa da AAFPRS também indicou que 33% dos pacientes estão em busca de retoques discretos e afirmam que o maior receio é um resultado artificial.

Além disso, 57% dos pacientes das clínicas dos EUA revelam acreditar que esses procedimentos os ajudarão em promoções ou se sentirem mais competitivos no mercado de trabalho.

O cirurgião plástico carioca Victor Lima vê com ressalvas o resultado da pesquisa. “O objetivo maior da cirurgia plástica é permitir ao individuo não apenas um embelezamento, mas melhorar sua autoestima, promovendo uma melhor qualidade de vida.”

O médico aproveita para enfatizar a importância de procurar um profissional competente. “O cirurgião deve ser membro especialista da SBCP, e zelar em primeiro lugar pela segurança e bem-estar do paciente”, diz Victor Lima.

Botox e rinoplastia

Antes estigmatizado, o botox é utilizado cada vez mais cedo entre os pacientes como forma de prevenir o aparecimento de rugas. A substância aplicada por meio de uma agulha age paralisando parcialmente os músculos responsáveis pelas marcas de expressão. O tratamento – que não é permanente – precisa ser refeito a cada 6 ou 8 meses.

Já a cirurgia no nariz, chamada de rinoplastia, é mais invasiva, exige internação, anestesia geral e muitos cuidados no pós-operatório.

Veja também:

Compartilhe:

1
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
2
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
3
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
4
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
5
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
6
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
7
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
8
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo?Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …