Sente dores na lombar? Injeção única pode aliviar o problema
Em teste, procedimento minimamente invasivo de dose única aliviou a dor de mais da metade dos pacientes
Um teste de três anos com resultados promissores sinalizou uma maneira nova e duradoura de aliviar dores na lombar, que atualmente é tratada apenas com fisioterapia, anti-inflamatórios, injeção de corticosteroides ou cirurgia.
Os pesquisadores descobriram que o tratamento resulta em uma “melhora significativa da dor” para pessoas com dores lombares debilitantes.
Procedimento não invasivo e resultado duradouro
A nova terapia conhecida como suplementação de aloenxerto de disco viável funciona injetando células especializadas no disco interverbral danificado para estimular as células existentes a crescer em tecido saudável.
- 4 sinais de alerta que podem indicar câncer renal
- Atividade simples que ajuda a aliviar dor na coluna, segundo estudo
- Aprenda a aliviar a dor na coluna de um jeito fácil
- Dor nas costas pode ser um câncer agressivo; entenda!
No estudo, 46 pacientes com dor crônica nas costas receberam a suplementação de aloenxerto de disco viável e foram monitorados quanto aos níveis de dor ao longo do tempo.
Depois que os níveis de dor foram avaliados usando a escala específica, 60% dos pacientes relataram uma melhora de mais de 50% na condição.
“O tratamento existente para dor lombar crônica devido a doença degenerativa do disco costuma ser ineficaz ou os efeitos são de curta duração. Este tratamento pode ajudar os pacientes a retornar a um nível de atividade normal por um longo período de tempo”, disse o Dr. Douglas Beall, principal autor do estudo e chefe de radiologia da Clinical Radiology of Oklahoma.
A pesquisa será apresentada na Reunião Científica Anual da Sociedade de Radiologia Intervencionista nos Estados Unidos esta semana.
Doença degenerativa do disco
A doença degenerativa do disco é causada pelo envelhecimento da coluna. É uma forma de artrite, onde a cartilagem entre as articulações começa a se desgastar. A condição causa rigidez e dor incapacitante.
A maioria dos tratamentos atuais se concentra no tratamento dos sintomas, com os pacientes recebendo medicamentos anti-inflamatórios.