Será que você tem sinestesia e não sabe disso?

Por: Nathalie Provoste | Comunicar erro

Será que você tem sinestesia? Não, não estamos falando da figura de linguagem, mas sim de uma condição neurológica que também envolve a mistura dos sentidos. Tipo ouvir som de sino e sentir gosto de peixe na boca. Ou considerar que o número 8 é roxo. Ou, ainda, visualizar os meses do ano como se estivessem dispostos em um tipo de mapa.

Mas como assim?”, você já deve estar se perguntando – calma, já explicamos!

sinestesia
Crédito: Nathalie ProvostePara um cérebro sinesteta, sentidos podem se misturam

Normalmente, o nosso cérebro recebe uma informação (o som de sino, por exemplo) e a processa em seu respectivo córtex (como o auditivo). No entanto, para quem tem sinestesia, o caminho do estímulo ao seu respectivo córtex pode “cruzar” com outra “trilha” (como a do paladar). E aí, plim: som de sino leva o sinesteta a sentir gosto de peixe.

A ciência estuda a sinestesia há anos. Mas apesar de já alguns mistérios já terem sido desvendados acerca do fenômeno, os cientistas ainda não têm certeza sobre o que pode causá-lo. Mas já se sabe que ele pode ter raízes genéticas. Por isso, se você tiver sinestesia, é bem provável que algum parente seu também tenha.

Por enquanto, não há como se estimar direito quantas pessoas têm essa condição neurológica. Mas os números podem ficar entre uma a cada 100 mil pessoas ou uma a cada 5 mil pessoas.

sinestesia
Crédito: Nathalie ProvosteA “mistura” de sentidos da sinestesia não é a mesma coisa que o efeito que algumas drogas causam no cérebro

Será que tenho sinestesia?

Pode ser difícil para um sinesteta perceber por si mesmo que sua cabeça mistura sensações. Afinal, esse processo mental é involuntário, e pode passar despercebido em meio às atividades cotidianas. Talvez você tenha sempre associado o número 3 a uma cor específica, e só tenha percebido isso agora que começou a ler esta matéria.

Inclusive, vale notar que é comum criar associações – mas fazê-las não necessariamente indica sinestesia. Algumas drogas podem causar alucinações que envolvem a mistura de sentidos; porém, elas são feitas de forma aleatória. Já se você perguntar a um sinesteta de que cor é a letra A hoje e de novo daqui 20 anos, a resposta dele permanecerá sempre a mesma.

Além disso, a sinestesia não está relacionada à memória. Qualquer pessoa pode “aprender” a associar uma música a uma determinada cor, mas nesse caso, o cérebro age de uma maneira diferente de quem faz essa “mistura” por ter sinestesia.

Crédito: Nathalie ProvosteQuem tem sinestesia de grafema para cor pode ver números e letras de formas diferentes

A sensação da sinestesia

Para entender melhor o fenômeno, o neurocientista do Laboratório de Perception e Ação da Baylor College of Medicine exemplificou ao site MNN: quando você vê a foto do Barack Obama, provavelmente pensa: “Barack Obama”. Ainda que essas duas palavras não estejam escritas em lugar nenhum, seu cérebro faz essa conexão involuntária. O mesmo acontece com quem vê o número 4 e pensa na cor laranja.

Veja o vídeo abaixo, por exemplo. Há quem jure poder ouvi-lo, apesar de ele não ter som. Quem passa por isso percebe que a sensação auditiva é bem diferente de ouvir um som de verdade – mas é bem difícil de descrever isso!

Porém, segundo o projeto Synesthesia Project, da Universidade de Boston, algumas pessoas podem olhar grafemas e de fato enxergar cores. O físico americano Richard Feybman, por exemplo, disse em seu livro “What Do You Care What Other People Think?” que quando ele dava aulas, via várias letras xis marrons voando à sua frente.

Tipos de sinestesia

Há pelo menos 61 tipos de sinestesia que já foram catalogados. É possível que uma pessoa tenha mais de um deles. Veja abaixo alguns dos mais curiosos:

Grafema → cor

Quem tem este tipo de sinestesia associa grafemas – unidade de um sistema de escrita, como letras, sinais de pontuação, números, ideogramas etc. – a cores. O “A” pode ser vermelho, o 7 pode ser de um tom arroxeado e o que mais o cérebro permitir.

Grafema → Personalidade

O número um é um homem sério na faixa dos 60 anos; já o dois é uma mulher elegante de 40. Algumas pessoas atribuem personalidades a números, nomes, dias da semana e até mesmo meses de forma involuntária.

Som → formas

Você já escutou o barulho de uma campainha e instantaneamente uma forma geométrica específica veio à sua mente? E aí você percebeu que isso sempre acontece quando você escuta o mesmo som? Então é muito provável que você tenha esse tipo de sinestesia!

Som → sabor

Neste raro tipo de sinestesia, a pessoa pode sentir gostos específicos ao ouvir diversos sons. Deve ser legal quando você escuta uma buzina e sente o sabor de chocolate, pensando agora…

Odor → som

E se você ouvir uma barulheira ao sentir um cheiro ruim bem forte? É isso que acontece com alguns sinestetas. Louco, não?

Sequência espacial

Há, ainda, quem visualize em sua mente sequências de números, dias da semana, meses ou anos como se estivessem dispostos no espaço físico. Por exemplo: para a pessoa, sábados ficam flutuando acima de sua cabeça, enquanto o ano de 1994 fica à sua direita.

Autor: Nathalie Provoste

1 / 8
1
03:29
O que os pais podem fazer para ajudar seus filhos
Qual a responsabilidade que os pais têm em relação a ansiedade que seus filhos sofrem? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
2
01:33
Secreção vaginal: quais são os tipos e o que eles indicam
Ter secreção vaginal é normal? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala sobre quais os tipos de secreção vaginal e …
3
02:27
Escolhas que trazem longevidade
Se você pudesse escolher viver até os 100 anos, o que você faria? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
4
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
5
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
6
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
7
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
8
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …