Seus olhos podem indicar taxa elevada de colesterol ruim

Se esse sinal aparecer em adultos jovens pode indicar níveis extremos da substância gordurosa

Colesterol alto pode causar sinal nos olhos
Créditos: PeopleImages/istock
Colesterol alto pode causar sinal nos olhos

O colesterol alto está associado a vários problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, como doença cardíaca coronária, angina, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC). Embora a condição seja silenciosa, um sinal nos olhos pode ser um alerta.

Conhecido como arcus senilis, esse sinal pode aparecer no formato de um arco azul, cinza ou branco acima e abaixo da córnea externa. A córnea é a cobertura clara e em forma de cúpula sobre a frente do olho. Eventualmente, o arco pode se tornar um anel completo ao redor da íris, a parte colorida do olho.

De acordo com a Mayo Clinic, quando esse arco aparece em adultos mais velhos, geralmente não está relacionado ao colesterol alto porque pode ser uma condição comum da idade. Porém, em pessoas mais jovens, a condição pode alertar para o acúmulo dos níveis extremos da substância gordurosa.

Nesses casos, em vez de ser chamada de arcus senilis, a condição recebe o nome de arco juvenil ou arco corneano. Embora esse sinal seja mais comum em adultos com mais de 45 anos, ele pode ocorrer em qualquer idade.

Como reduzir os níveis de colesterol

Existem várias estratégias que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue e promover um coração saudável. Uma das primeiras abordagens é adotar uma dieta equilibrada e saudável. Isso significa reduzir a ingestão de gorduras saturadas e trans, encontradas em alimentos processados, carnes gordurosas e laticínios integrais.

Em vez disso, opte por gorduras saudáveis, como as encontradas em peixes ricos em ômega-3, como salmão e sardinha, abacate, nozes e azeite de oliva. Aumentar a ingestão de fibras solúveis também é benéfico, pois elas ajudam a reduzir o colesterol LDL. Alimentos como aveia, grãos integrais, frutas e legumes são ótimas fontes de fibras solúveis.

Além da alimentação, a prática regular de exercícios físicos é fundamental para baixar o colesterol. A atividade física ajuda a aumentar o colesterol HDL, o “colesterol bom”, que auxilia na remoção do colesterol LDL do organismo. A recomendação é realizar exercícios aeróbicos, como caminhadas, corridas, natação ou ciclismo, pelo menos 150 minutos por semana, juntamente com exercícios de resistência para fortalecer os músculos.

Outro aspecto importante é controlar o peso corporal. O excesso de peso está associado a níveis mais elevados de colesterol LDL. Perder peso através de uma combinação de dieta saudável e exercícios pode ajudar a reduzir o colesterol e melhorar a saúde geral.