CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Sexo oral causa mais câncer de garganta que bebida e cigarro

Por: Redação
Natalia Vivas/Flickr/Creative Commons
Pesquisa foi divulgada pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos

Cigarro e bebidas alcoólicas são os maiores responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de garganta. Ou eram? Uma pesquisa da Universidade de Ohio, nos EUA, mostra que a principal causa desse tipo de câncer em pessoas com menos de 50 anos é o papiloma vírus (HPV) – contraído por meio do sexo oral.

As pessoas que tiveram mais de seis parceiros sexuais tem nove vezes mais chances de contrair a doença. E ainda, quem já foi contagiado pelo HPV possuem 32 vezes a mais.

O estudo aponta que pelo menos 50% dos cânceres de orofaringe (parte do início da garganta) têm estreita relação com o HPV. Por isso, a importância em não praticar sexo sem preservativo.

Uma outra pesquisa do A.C.Camargo Câncer Center, de São Paulo, também mostra que o câncer na boca atinge mais jovens por causa de sexo oral sem proteção, vindo a se desenvolver em um grupo de pessoas entre 30 e 44 anos. Os especialistas concluíram que houve uma mudança com o passar dos anos. Antes os tumores de boca e garganta afetavam homens mais velhos, tabagistas e consumidores de álcool. Agora, atingem jovens adultos que não necessariamente fumam ou bebem, mas que praticam sexo oral desprotegidos.

O infectologista Drauzio Varela, estudioso de doenças sexualmente transmissíveis, escreveu artigo associando HPV transmitido por sexo oral ao câncer. Leia aqui.

Compartilhe:

1
Vacina contra o coronavírus será testada no Brasil
A vacina mais promissora até o momento no combate ao novo coronavírus será testada no Brasil. O procedimento foi aprovado …
2
Atividades divertidas para entreter as crianças durante a pandemia de coronavírus
O isolamento social imposto pelo do novo coronavírus é um desafio para nós e para as crianças também. Com as …
3
Coronavírus: conheça novos sintomas que podem indicar que você está com covid-19
Se você acompanha o noticiário sobre o novo coronavírus com certeza já deve ter ouvido falar sobre os principais sintomas …
4
Depressão: tudo o que precisamos saber sobre a doença
Não se trata de frescura e nem de preguiça. Depressão é uma doença grave e incapacitante que atinge mais de …
5
Cloroquina vs coronavírus: o que a ciência diz sobre o uso do medicamento
Da noite pro dia a cloroquina que é usada principalmente no tratamento contra a malária e algumas doenças reumatológicas, se …
6
Barato: yoga online para você praticar em casa na quarentena
O que você tem feito para aliviar a pressão da quarentena? Você tem colocado o seu corpo em movimento?  Se …
7
4 dicas essenciais para você fazer home office na quarentena
Teve que transformar a sua casa em um ambiente de trabalho por conta da quarentena causada pelo coronavírus? Então, este …
8
Coronavírus: entenda o colapso do sistema de saúde e funerário do Equador
Quanto mais avança a contaminação pelo mundo, mais cenas trágicas e impactantes a pandemia de coronavírus acaba criando. Como é …