Sexo oral é fator de risco para câncer de garganta; veja sinais

Pessoas que têm múltiplos parceiros sexuais - e praticam sexo oral - correm maior risco de desenvolver esse tipo de câncer

Os casos de um tipo específico de câncer de garganta chamado câncer de orofaringe têm aumentado no mundo todo. Agora, cientistas ligam esse aumento à prática de sexo oral.

Esse tipo de câncer afeta a parte posterior da garganta e a área das amígdalas e é causado principalmente pelo papilomavírus humano (HPV).

Sexo oral é o principal fator de risco para câncer de garganta
Créditos: nemke/istock
Sexo oral é o principal fator de risco para câncer de garganta

O HPV é transmitido sexualmente, mas – como não costuma causar sintomas ou problemas – a maioria das pessoas nem sabe que o tem. Este grupo de vírus também é a principal causa de câncer cervical.

De acordo com  Hisham Mehanna,  professor do Instituto de Câncer e Ciências Genômicas da Universidade de Birmingham, as pessoas que têm mais parceiros sexuais ao longo da vida – e praticam sexo oral – correm maior risco de desenvolver esse tipo de câncer na garganta.

Aqueles com seis ou mais parceiros de sexo oral na vida têm  8,5 vezes  mais chances de desenvolver câncer orofaríngeo do que aqueles que não praticam sexo oral”, explicou ele em um artigo no The Conversation.

A maioria de nós contrai infecções por HPV e é capaz de eliminá-las completamente, continuou o professor Hisham.

No entanto, um pequeno número de pessoas não consegue se livrar da infecção, talvez devido a um defeito em um aspecto específico do sistema imunológico.

“Nesses pacientes, o vírus é capaz de se replicar continuamente e, com o tempo, se integra em posições aleatórias no DNA do hospedeiro, algumas das quais podem fazer com que as células hospedeiras se tornem cancerígenas”, disse o professor.

Quais são os sinais de câncer de orofaringe?

Os sintomas do câncer de boca e orofaringe incluem:

  • úlceras que não cicatrizam
  • dor na sua boca
  • manchas vermelhas ou brancas na boca ou garganta
  • dificuldade em engolir
  • problemas de fala
  • caroço no pescoço
  • perda de peso
  • mal hálito