Informar

Sífilis: entenda a epidemia que está atingindo o Brasil

Você conhece a DST que atinge igualmente adultos e recém-nascidos? Essa doença existe e leva o nome de sífilis. E hoje precisamos falar especialmente dessa DST por um motivo muito importante.

O ministério da Saúde acaba de informar que o Brasil está enfrentando uma epidemia de sífilis que já atingiu mais de 230 mil pessoas desde de 2010. Onde? Mais de 60% dos casos estão no Sudeste.

Um número preocupante considerando dados anteriores e principalmente a quantidade em recém-nascidos, que estão crescendo de forma expressiva.

Saiba mais sobre a doença

Altamente perigosa, a sífilis é causada pela bactéria Treponema Pallidum. Comumente transmitida por relação sexual desprotegida com parceiro infectado, a doença surge como uma ferida indolor e progride em estágios, mas pode ser tratada e curada em questão de dias com tratamento adequado.

Como diagnosticar?

Seu diagnóstico é feito por meio de exames físicos e laboratoriais, de forma simples e assertiva.

O SUS oferece ainda o teste rápido (TR), apresentando o resultado em 30 minutos. Se o resultado der positivo, é necessário coletar uma amostra de sangue para realização de exame laboratorial para confirmação do diagnóstico.

A doença é dividia em 4 estágios e cada um deles apresenta sintomas diferentes.

Para conferir os sintomas de cada estágio e entender melhor sobre a prevenção dessa DST, leia o post completo no Blog Consulta do Bem

Compartilhe: