Sinais da deficiência de iodo no organismo

Embora seja necessário apenas em quantidade muito pequena, o iodo - quando em falta - compromete várias funções

O iodo é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. Quando a pessoa não possui níveis adequados de iodo, recebe o diagnóstico de deficiência de iodo. Entre os variados sintomas, o aumento da tireoide é um dos que se destacam.

E por que o iodo é tão importante?

Embora seja necessário apenas em quantidade muito pequena, o iodo é um componente essencial dos hormônios da tireoide. Ele é usado para produzir hormônios tireoidianos, que são importantes para o metabolismo de energia no corpo.

Esses hormônios mantêm a taxa metabólica do corpo e dão suporte ao crescimento e desenvolvimento normais das crianças. Como o iodo é essencial para o desenvolvimento normal do cérebro, é particularmente importante que bebês em gestação (fetos) e crianças pequenas recebam o suficiente dele.

Um dos sinais de deficiência de iodo é o aumento d tireoide
Créditos: ablokhin/istock
Um dos sinais de deficiência de iodo é o aumento d tireoide

Quem é suscetível a uma deficiência de iodo?

As causas da deficiência de iodo estão ligadas à alimentação. Quem consome poucos alimentos ricos em iodo (aqueles de origem marinha, como peixes, crustáceos, moluscos, além de leite e ovos) pode apresentar essa deficiência.

Além disso, outro grupos estão mais sujeitos, são eles:

  • As grávidas, porque têm de satisfazer as suas próprias necessidades e as do bebé;
  • Pessoas que vivem em países onde há muito pouco iodo no solo. Isso inclui o sul da Ásia, sudeste da Ásia, Nova Zelândia e países europeus;
  • Pessoas que consomem sal sem iodo (indicado no rótulo);
  • Pessoas que seguem uma dieta vegana.

Quais são os sintomas de uma deficiência de iodo?

1. Inchaço no pescoço

A glândula tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta na frente do pescoço. Com uma deficiência de iodo, a glândula tireoide trabalhará muito, fazendo com que ela inche.

2. Ganho de peso inesperado

Baixos níveis de iodo podem desacelerar o metabolismo e estimular o armazenamento de alimentos como gordura, em vez de serem queimados como energia. Isso pode levar ao ganho de peso.

3. Fadiga

Quase 80% das pessoas com baixos níveis de hormônio tireoidiano são consideradas cansadas e letárgicas. Isso porque nosso corpo precisa de iodo para produzir energia.

4. Queda de cabelo

Os hormônios da tireoide ajudam a regular o crescimento do folículo piloso. Com o tempo, uma deficiência de iodo pode causar queda de cabelo.

5. Pele seca e escamosa

O iodo ajuda a regenerar e hidratar as células da pele através do suor, portanto, uma deficiência pode levar a pele seca e escamosa.

7. Alterações na frequência cardíaca

Muito pouco iodo pode fazer com que sua frequência cardíaca caia, o que pode fazer a pessoa se senta fraca, cansada e tonta.

8. Dificuldade de aprender e lembrar

Os hormônios da tireoide ajudam o cérebro a crescer e se desenvolver. Portanto, a deficiência de iodo, necessário para a produção de hormônios tireoidianos, pode prejudicar as funções cognitivas.

9. Problemas durante a gravidez

As mulheres grávidas devem ingerir iodo suficiente para atender às suas próprias necessidades diárias, bem como às do bebê em crescimento. Com uma ingestão muito baixa, eles não apenas correm o risco de todos os sintomas acima, mas também de complicações na gravidez que causam menos crescimento e atraso no desenvolvimento do cérebro. Uma deficiência grave de iodo aumentaria até mesmo o risco de natimorto.

Quais alimentos contêm iodo?

Existem poucas boas fontes de iodo na dieta. Esta é uma das razões pelas quais a deficiência de iodo é comum em todo o mundo. Alimentos que são excelentes fontes de iodo incluem:

  • Algas marinhas
  • Bacalhau
  • Iogurte
  • Sal iodado
  • Camarões
  • Ovo
  • Atum enlatado
  • Ameixas secas
O iodo é adicionado ao sal de cozinha porque a deficiência desse elemento no organismo
Créditos: simarik/istock
O iodo é adicionado ao sal de cozinha porque a deficiência desse elemento no organismo