7 sinais de diferentes tipos de câncer que não devem ser ignorados
É importante dar atenção a mudanças sutis no corpo e sempre consultar um médico para tirar qualquer dúvida
A detecção precoce aumenta muito as chances de cura contra o câncer. Os exames podem detectar a doença antes que os sintomas apareçam. Mas também é importante ficar atento aos sinais de alerta da doença, prestando atenção às mudanças no corpo.
Abaixo você confere alguns sintomas que podem justificar uma consulta médica, no entanto, vale dizer que nem todo sintoma que pode ser câncer é câncer, de fato.
1. Períodos anormais ou dor pélvica
A maioria das mulheres tem o período irregular ocasional ou cólicas. Mas a dor persistente ou alterações no ciclo podem ser um sinal de câncer cervical, uterino ou ovariano.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
2. Mudanças nos hábitos do banheiro
Mudanças significativas nas funções corporais podem indicar câncer de cólon, próstata ou bexiga, entre outros tipos de câncer. Os sinais de alerta incluem constipação persistente ou diarreia; sangue preto ou vermelho nas fezes; fezes pretas; micção mais frequente; e sangue na urina.
3. Inchaço
Inchaço de vez em quando é normal, mas inchaço por mais de duas semanas pode ser um sinal de câncer de ovário, bem como vários cânceres gastrointestinais.
4. Alterações mamárias
Estes incluem um novo nódulo, descoloração, alterações ao redor do mamilo ou corrimento incomum. Embora a maioria do câncer de mama ocorra em mulheres, os homens também podem desenvolvê-lo.
5. Manchas no corpo
Um hematoma na canela após bater em algum objeto é normal. Mas ter muitos hematomas em lugares incomuns que não foram atingidos pode indicar câncer no sangue.
A leucemia geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais, mas conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo.
6. Lesões orais
Feridas ou lesões persistentes ou áreas dolorosas na boca, especialmente em pessoas que fumam ou bebem muito, podem indicar câncer bucal.
7. Alterações na pele
Uma mudança na aparência de uma mancha ou marca de nascença deve ser avaliada por um profissional de saúde, pois pode ser câncer de pele.
É importante se atentar aos seguintes sinais:
- Assimetria da lesão: se a metade da lesão observada for diferente da outra;
- Borda irregular: quando o contorno do sinal, pinta ou mancha não é liso;
- Cor: se o sinal, pinta ou mancha tem diferentes cores, como preto, marrom e vermelho;
- Diâmetro: se o sinal, pinta ou mancha têm um diâmetro maior que 6 mm.