8 sinais de doenças mentais que você precisa saber identificar

Saber identificá-los pode salvar vidas

Por: Redação Comunicar erro

Quantas vezes você já se perguntou se a tristeza que você estava sentindo era normal? Eu lembro que, por um período da minha vida, eu não entendia muito bem o que estava acontecendo e sentia que, talvez, aquela tristeza toda não era normal. Na minha cabeça, nem passava a ideia de que eu tinha depressão, mas tendo passado por essa experiência eu entendo a importância de ajudar outras pessoas a identificar quando estão apresentando sinais de doenças mentais.

Digo isso porque eu custei a entender que precisava de ajuda e que o que eu sentia não era normal. Ainda bem, eu fiz o tratamento e hoje não sou mais assombrada por esse cachorro preto, mas sei que muitas outras pessoas não sabem os sinais de doenças mentais e nem pensam que possam sofrer delas. Isso me deixa com o coração apertado, porque o suicídio vem crescendo no Brasil, nas últimas décadas, e ele é um resultado direto dessas disfunções.

E é impossível falar sobre suicídio sem abordar os sinais de doenças mentais. Saber como identificá-los, em si mesmo e nos outros, pode ser a chave para a melhora e – literalmente – salvar uma vida.

Vale colocar um ponto de atenção: todo mundo tem dias de insônia, de falta de fome e estresse. Passar por alguns desses sintomas é comum no mundo – o que determina um quadro depressivo, por exemplo, é quando pelo menos três ou mais desses sintomas fazem parte da sua vida diária e impossibilitam você de manter a sua rotina normal. Passar alguns dias tristes ou ter uma semana de sono ruim não qualifica você como uma pessoa depressiva.

Fique atenta a esses sinais de doenças mentais:

Doenças mentais

1.Você sente uma tristeza que não acaba

É uma sensação de tristeza aparentemente sem motivo e que não tem fim. Você acorda dia após dia se sentindo triste e deprimido. O seu humor, no geral, fica mais deprimido e você passa a ver as coisas com um viés negativo forte: parece que nada está bom, você não tem perspectiva nenhuma e nada consegue te animar.

2.Você não tem vontade de fazer as coisas do seu dia a dia

Continue lendo aqui: 8 sinais de doenças mentais que você precisa saber identificar 

Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela.

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …