Estes sinais na hora de dormir podem indicar doença cardíaca
Mas por que ouvir o coração batendo tão alto pode ser um sinal de alerta?
A doença isquêmica do coração, também chamada de doença arterial coronariana, ocorre quando o fluxo sanguíneo para o coração é interrompido devido ao acúmulo de gorduras nas artérias coronárias. Embora muitos associem problemas cardíacos a sinais evidentes, como dor no peito ou falta de ar, sintomas mais sutis podem passar despercebidos.
Segundo Michael Miller, professor de medicina cardiovascular da Universidade de Maryland, em entrevista ao tabloide britânico The Sun, um indício menos comum pode aparecer à noite: ao tentar adormecer, você percebe o som de seu próprio coração batendo mais forte. Esse ruído, que não deveria ocorrer enquanto o corpo relaxa para dormir, pode ser um sinal de alerta.
Mas por que ouvir o coração batendo tão alto pode ser um sinal de alerta? Além da doença isquêmica, uma palpitação intensa pode indicar pressão baixa, hipoglicemia, anemia, desidratação, ou até mesmo ser efeito colateral de algum medicamento. Por isso, é sempre aconselhável conversar com seu médico sobre qualquer alteração.
- Idade em que você deve parar de beber álcool
- Anti-inflamatório pode causar complicações para pessoas com diabetes, revela estudo
- Guia completo de Caldas Novas: como chegar, quando ir e onde ficar
- 5 experiências na República Tcheca para amantes de vinho
Outros sinais
A sensação de coração acelerado ou palpitante, conhecida como palpitação, pode estar relacionada a várias condições cardíacas, incluindo arritmias, cardiomiopatias, doenças congênitas, insuficiência cardíaca, problemas nas válvulas cardíacas e até ataques cardíacos.
Se as palpitações forem constantes, se agravarem ou se houver histórico de problemas cardíacos, procure orientação médica imediatamente.