Sinais nos pés que podem indicar sérios problemas de saúde
A detecção precoce e o tratamento adequado podem ajudar a aliviar os sintomas e prevenir complicações futuras
Existem certas partes do corpo que disparam alarmes instantâneos quando a saúde não está tão boa. É o que acontece nos pés, no entanto, muitas vezes esses ignoramos esses sinais.
Desde dor persistente até alterações na pele e unhas, os sinais nos pés podem ser alertas precoces para uma variedade de condições médicas.
Alguns dos sinais nos pés são:
- Câncer de intestino pode ser identificado pela cor das fezes
- 5 ilhas da Bahia que precisam entrar na sua lista de viagem de verão
- Câncer de intestino: os sinais mais incomuns para você se atentar
- Cresce o número de jovens com câncer de intestino no mundo, diz estudo
- Formigamento e dormência
- Dedos dos pés inchados e inflamados
- Unhas doloridas
Formigamento e dormência
As causas variam de níveis elevados de açúcar no sangue a deficiências nutricionais e danos aos nervos. Se ambos os pés apresentarem sintomas, as origens sistêmicas tornam-se mais prováveis.
Se esses sintomas persistirem ou piorarem ao longo do tempo, é importante procurar orientação médica para avaliação e tratamento.
Dedos dos pés inchados e inflamados
Dedos dos pés inchados e inflamados podem sinalizar dactilite. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a condição geralmente está associada a doença inflamatória ou infiltrativa que afeta vários tecidos além do osso.
Os sintomas típicos da dactilite incluem inflamação dos dedos, resultando em um aspecto de “salsicha”, dor, rigidez, calor e vermelhidão.
A dactilite pode ocorrer de forma aguda, causando sintomas temporários, ou pode ser crônica e recorrente.
Essa condição sugere a possibilidade de artrite inflamatória, gota ou problemas ainda mais sérios.
As infecções, especialmente as transmitidas através dos alimentos, também podem causar inchaço grave nos dedos dos pés.
Unhas doloridas
Também não descarte alterações dolorosas nas unhas dos pés. Pode ser apenas resultado de uma lesão, mas também pode ser infecção fúngica, bacteriana ou ainda doença psoriática. Nesse último caso, a unha também fica engrossada e distorcida.
Em casos graves, essas alterações podem levar a complicações adicionais, como infecções secundárias das unhas ou do leito ungueal.
É importante consultar um dermatologista ao suspeitar desse tipo de psoríase ou se estiver experimentando quaisquer sintomas nas unhas.