Sinais precoces de Parkinson que você provavelmente desconhece

Pesquisadores que fizeram a descoberta ressaltaram a importância de os profissionais de saúde primária estarem cientes dessas sintomas

Problemas de saúde, como perda auditiva e epilepsia, podem ser sinais precoces da doença de Parkinson, de acordo com um estudo publicado na revista científica JAMA Neurology por pesquisadores da Queen Mary University of London.

A pesquisa, conduzida pela neurologista e doutoranda da Universidade Queen Mary, Cristina Simonet, analisou os registros médicos de mais de 1 milhão de pessoas que residiam no leste de Londres entre 1990 e 2018. Entre essas pessoas, 1055 desenvolveram Parkinson durante o período analisado.

Estudo descobre dois sintomas precoces de Parkinson
Créditos: Dr_Microbe/istock
Estudo descobre dois sintomas precoces de Parkinson

Os resultados revelaram que a perda de audição estava associada a um aumento de 66% no risco de desenvolver a doença de Parkinson. Os pesquisadores acreditam que isso pode ser resultado das alterações iniciais nas funções cerebrais causadas pela doença.

A associação entre Parkinson e epilepsia foi ainda mais significativa. Pacientes com histórico de epilepsia apresentaram 2,5 vezes mais chances de desenvolver a doença de Parkinson em algum momento de suas vidas.

O estudo revelou que os sintomas como tremores nas mãos e problemas de memória podem surgir até uma década antes do diagnóstico.

Diante dessas descobertas, os pesquisadores ressaltaram a importância de os profissionais de saúde primária estarem cientes dessas conexões e compreenderem a precocidade dos sintomas de Parkinson. Isso permitirá que os pacientes recebam um diagnóstico mais precoce e os médicos possam agir precocemente para ajudar no controle da condição.