Sinal de câncer cerebral pode ser confundido com sintoma de infecção respiratória
Este sintoma pode ocorrer de forma gradual ou repentina, e muitas vezes acaba negligenciado
A perda de paladar e olfato é um sintoma pouco conhecido, mas que pode estar relacionado ao câncer cerebral. Embora essas alterações sensoriais sejam mais comumente associadas a infecções respiratórias, como resfriados e gripes, ou a condições neurológicas, elas também podem ser indicativos de um tumor no cérebro.
Tumores localizados em áreas do cérebro responsáveis pelo processamento de sentidos, como o lobo frontal ou o bulbo olfatório, podem impactar diretamente a capacidade de sentir cheiros e sabores.
Essa perda sensorial ocorre de forma gradual ou repentina, e muitas vezes é negligenciada até que outros sintomas mais evidentes apareçam.
- Instituto Coca-Cola abre 15 mil vagas em curso gratuito para jovens
- Corumbau é refúgio quase secreto do sul da Bahia; veja fotos e se apaixone
- Como reconhecer os sintomas do câncer de fígado? Veja os principais sinais e fique de olho
- British Council e Santander abrem 10 mil vagas em cursos de inglês
Como o câncer cerebral afeta o paladar e o olfato?
Quando um tumor cerebral exerce pressão em áreas específicas do cérebro, como o nervo olfatório ou as regiões que controlam a percepção de cheiros e sabores, pode comprometer essas funções.

Tumores nos lobos temporais e frontais são os mais propensos a causar esse tipo de sintoma, uma vez que essas áreas estão ligadas ao processamento de informações sensoriais.
Além disso, inflamações ou inchaços no cérebro, decorrentes do crescimento do tumor, também podem interromper os sinais que o cérebro envia ao corpo para distinguir sabores e cheiros.
Essa disfunção pode afetar a qualidade de vida de maneira significativa, prejudicando a alimentação e o bem-estar geral.
É importante observar que a perda de paladar nem sempre é indicativa de um tumor cerebral. No entanto, qualquer alteração significativa no paladar deve ser avaliada por um profissional de saúde para determinar a causa e o tratamento, se for o caso.
Outros sinais de tumor cerebral
De acordo com o A.C Camargo Cancer Center, os sintomas de câncer de cérebro variam de pessoa para pessoa e dependem da área do cérebro afetada. Os sintomas podem incluir:
- Dores de cabeça persistentes e graves
- Mudanças na visão, audição ou outros sentidos
- Dificuldades de equilíbrio e coordenação
- Alterações de personalidade ou comportamento
- Convulsões
- Problemas de memória e concentração
- Alterações no pulso ou frequência respiratória