Últimas notícias:

Loading...

Estudo descobre em quanto tempo voltam olfato e paladar após covid

A capacidade completa dessas funções pode demorar meses para se reestabelecer

Por: Redação

A perda de olfato e paladar é uma das queixas mais frequentes de quem é infectado pela covid-19. No início da pandemia pouco se sabia sobre a duração dessa sequela, porém, agora um estudo publicado no Jama Network Open descobriu o tempo médio que esses sentidos demoram para voltar.

Para essa investigação, especialistas acompanharam 97 pacientes com covid-19 com perda do paladar e do olfato por até um ano. A cada quatro meses, esses pacientes respondiam à pesquisa para informar se havia algum sinal de recuperação dessas funções.

perda de olfato e paladar
Crédito: Dima Berlin/istockEstudo se dedica a descobrir quanto tempo leva para paciente de covid-19 recuperar olfato e paladar

Alguns desses participantes do estudo também foram submetidos a testes objetivos para verificar sua capacidade de sentir cheiros a cada intervalo de quatro meses.

De acordo com os pesquisadores, a maioria apresentou uma recuperação quase completa em 12 meses.

“Nossos resultados sugerem que um ganho adicional de 10% na recuperação pode ser esperado em 12 meses, em comparação com estudos com 6 meses de acompanhamento que encontraram apenas 85,9% dos pacientes com recuperação”, publicaram os autores do estudo.

Essa descoberta, segundo os especialistas, apoia estudos que sugerem que a anosmia (perda parcial ou total do olfato) relacionada à ovid-19 é provavelmente devido à inflamação do sistema nervoso periférico.

Perda de olfato e paladar é um sintoma comum

A perda da capacidade de sentir cheiros é um dos principais sintomas da covid-19. A reabilitação dessa capacidade pode exigir exercícios específicos, que consistem basicamente em inalar diferentes odores.

O site AbScent.org desenvolveu um tutorial destinado para aqueles que ficaram total ou parcialmente sem a capacidade de perceber cheiros.

O conjunto de técnicas foi demonstrado em mais de uma dúzia de estudos científicos como sendo benéfico para pessoas que perderam o olfato após um vírus ou lesão. Confira no link abaixo como funciona essa terapia:

Compartilhe: