Últimas notícias:

Loading...

“Síndrome da bunda morta” é mal da vida moderna. A sua está?

Por: Redação

Ficar sentado a maior parte do tempo e não fazer exercícios é comprovadamente ligado ao aumento de problemas cardíacos, obesidade, diabetes e até câncer. Mas, além disso pode fazer mal para a postura e musculatura.

Crédito: Getty Images/iStockphotoFicar muito tempo sentado faz com que músculo deixe de funcionar corretamente

Ficar muito nessa posição pode fazer com que o músculo glúteo médio, um dos mais importantes dessa região, deixe de funcionar corretamente, causando a chamada “amnésia dos glúteos” ou “síndrome da bunda morta”, segundo explica Kristen Schuyten, fisioterapeuta da Michigan Medicine à CNN.

“Isso também pode ocorrer em indivíduos muito ativos, mas que simplesmente não exercitam os músculos glúteos o suficiente”, acrescenta.

O glúteo médio ajuda a estabilizar a pélvis e quando ele não funciona corretamente pode causar dores na região da lombar e quadris, além de problemas no joelho e tornozelo, uma vez que há um esforço de outras partes do corpo para compensar esse desequilíbrio.

Crédito: Getty Images/iStockphotoGlúteo médio ajuda a estabilizar a pélvis e quanto ele não funciona corretamente pode causar dores em outras regiões do corpo

Quando permanecemos muitas horas sentados, os flexores de nossos quadris se contraem enquanto os glúteos descansam. “Com o tempo, estamos basicamente treinando nossos glúteos para serem fracos”, diz Andrew Bang, quiropraxista no Cleveland Clinic’s Wellness Institute, que atende diversos casos da doença.

Como especialistas identificam a doença?

Uma das formas de identificar o problema é o Teste Trendelenburg, exame físico onde a pessoa , em pé, levanta uma das pernas. “Se a pelve ‘afunda’ no lado do corpo onde a perna é levantada, isso indica fraqueza no glúteo médio do lado oposto”, diz Bang.

Segundo ele, a curva nas costas de uma pessoa também pode sugerir “amnésia glútea”. Enquanto a coluna lombar (ou parte inferior das costas) deve formar naturalmente uma forma de S, uma curvatura mais extrema pode indicar que os flexores do quadril são tão apertados que estão puxando a coluna para frente.

Dicas para evitar a síndrome da bunda morta:

  1. Procure levantar mais vezes ao longo do dia e andar pelo escritório/ casa ou, pelo menos, tente fazer alguns alongamentos. Veja exercícios pra fazer no trabalho
  2. Não esqueça de malhar essa parte do corpo, com agachamentos, afundo, avanço , 4 apoios, entre outros
  3. Insira coisas novas em sua rotina que incentivem o movimento, já que muitas vezes – mesmo quando não estamos trabalhando – acabamos ficando sentados.

Compartilhe: