Sintoma de diabetes que você pode sentir nas mãos ou nos pés
Conheça os outros sinais e sintomas da doença e os fatores de risco
O diabetes é caracterizado pelo alto nível de açúcar no sangue. A condição pode causar diversos sintomas, inclusive danificar os nervos que controlam os músculos, causando uma estranha sensação de formigamento nas mãos ou nos pés.
Antes de entender como o formigamento nas extremidades acontece, é importante entender como o diabetes afeta o corpo.
Existem dois tipos principais de diabetes: tipo 1 e tipo 2. O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune em que o corpo não produz insulina suficiente.
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não usa a insulina de forma eficiente ou não produz insulina suficiente para atender às necessidades do corpo.
Como o diabetes afeta o corpo
O diabetes pode afetar o corpo de várias maneiras. Uma das principais complicações é a neuropatia diabética. Nessa condição, os nervos são danificados devido ao excesso de açúcar no sangue.
A complicação é comum, afetando até 50% das pessoas com a doença. Normalmente, tem início pelos pés e também nas pernas, seguido pelas mãos e braços.
Além de formigamento, a neuropatia diabética pode causar outros sintomas que incluem:
- dor;
- dormênciae fraqueza nas extremidades;
- redução da capacidade de sentir dor ou mudanças de temperatura;
- sensação de queimação.
Outros sintomas do diabetes
O diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É uma condição que pode ser controlada, mas não curada. A detecção precoce dos sintomas é fundamental para um diagnóstico precoce e para o controle da doença.
Os sintomas de diabetes tipo 1 geralmente aparecem de forma rápida e incluem sede excessiva, micção frequente, fome extrema, perda de peso inexplicável, fadiga, visão turva e irritabilidade.
Já os sintomas de diabetes tipo 2 podem ser mais sutis e podem levar anos para se desenvolverem completamente. Eles incluem micção frequente, sede excessiva, fadiga, visão turva, infecções frequentes, cicatrização lenta de feridas, além de formigamento ou dormência nas mãos e nos pés.
Quais os fatores de risco para diabetes?
Existem vários fatores de risco para diabetes, incluindo idade, histórico familiar, excesso de peso ou obesidade, inatividade física, pressão alta, colesterol alto e tabagismo.
Embora nem sempre seja possível prevenir o diabetes, existem várias coisas que você pode fazer para reduzir o risco de desenvolver a doença.
Isso inclui manter um peso saudável, fazer exercícios regularmente, escolher alimentos saudáveis, evitar o consumo excessivo de álcool, não fumar e fazer exames regulares de saúde.