Sintoma grave da Ômicron tem se tornado comum entre idosos

Casos têm sido relatados no Japão, onde a vacinação com doses de reforço está atrasada

07/02/2022 16:07

À medida que a variante Ômicron se espalha, mais sintomas provocados por ela são conhecidos. Médicos no Japão notaram um aumento de pacientes idosos que precisam hospitalizados nos últimos meses. De acordo com jornais locais, em Tóquio, mais da metade dos pacientes internados têm 60 anos ou mais.

Em muitos casos, eles são hospitalizados após uma piora repentina provocada por pneumonia aguda após infecção pela variante.

Idosos com Ômicron têm apresentado sintoma grave no Japão
Idosos com Ômicron têm apresentado sintoma grave no Japão - Bill Oxford/istock

A possível explicação para quadros mais graves está na falta de doses de reforço da vacina contra a covid-19.

Em entrevista ao The Daily Express, o diretor do hospital de emergência Fujimino, no Japão, Akira Kano, já se passaram seis meses desde que os idosos receberam a segunda dose.

“Os pacientes idosos receberam vacinas duas vezes, mas isso foi há algum tempo, e estão sendo acometidos de pneumonia aguda”, alertou.

“Dizem que os sintomas da Ômicron são ‘atenuados’, mas isso está longe de ser verdade com base no que vi”, completou o médico.

Reforço na vacinação

Esse quadro tem sido observado no momento em que o o Japão inicia o lançamento da campanha de vacinação em massa para as doses de reforço em todo o país, como parte da estratégia de conter novos surtos.

Nesta segunda-feira, 7, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, prometeu dobrar o número de vacinas de reforço da covid-19 sendo entregues diariamente em todo o país. A medida veio após críticas ao seu governo enfrenta pelo atraso no lançamento da campanha.

Sintomas comuns da Ômicron

Uma análise dos relatórios de saúde no Reino Unido gerou uma lista de sintomas causados frequentemente pela variante Ômicron. Os mais comuns são dores de cabeça, coriza, espirros e de dor de garganta, que aparecem no topo da lista.

Por outro lado, perda do olfato e do paladar, que era muito relata no início da pandemia, se tornou muito menos comum.

Veja abaixo a lista com os 19 principais sintomas da Ômicron.